null Sicoob Credip doa equipamentos para Corpo de Bombeiros de Espigão D’Oeste

30/08/2021 18:04

Entre os materiais doados, estão um pulverizador costal motorizado e bolsas para acondicionar itens hospitalares. Equipamentos foram entregues no final do mês de agosto.

Os equipamentos doados pela Sicoob Credip ao Corpo de Bombeiros de Espigão D’Oeste (RO) atenderam a uma solicitação da corporação e vão auxiliar os militares no combate a incêndios florestais e também nos atendimentos pré-hospitalares. Entre os materiais doados estão um pulverizador costal motorizado, lanças pulverizadoras e bolsas para acondicionar itens hospitalares. Os itens foram entregues no final do mês de agosto.

De acordo com a tenente do Corpo de Bombeiros, Sara Borges de Souza, a chegada do período seco aumenta os riscos de queimadas em áreas florestais, sendo comum esse tipo de ocorrência na região, e a utilização de equipamentos eficientes no combate aos incêndios é fundamental. Para a tenente, os novos itens, além de mais eficazes, também trarão mais mobilidade aos bombeiros na hora de combater os focos de calor.

“Até então a nossa corporação utilizava bombas costais manuais para combater incêndios florestais ou fogo no mato. Essas bombas, muitas vezes se tornam pesadas para carregar e não são tão confortáveis como o pulverizador costal motorizado. Outra vantagem do pulverizador é que ele economiza o uso da água, sendo duas vezes mais eficiente se comparado a bomba costal”, disse Sara.

Já as bolsas de emergência utilizadas para acondicionar itens hospitalares como oxímetro, ataduras, desfibrilador externo, colar cervical entre outros, vão facilitar no atendimento a ocorrências de acidentes de trânsito e auxílios hospitalares.

“Com essa bolsa de emergência os bombeiros terão os materiais sempre à mão. Dessa forma, não precisa se deslocar até a viatura para buscar algum item hospitalar na hora do atendimento da ocorrência. Além disso, o armazenamento correto evita a contaminação dos materiais utilizados na ambulância”, destacou a tenente.

O gerente do ponto de atendimento, Ronaldo Magalhães da Costa, ressalta que a Cooperativa é parceira das instituições militares no município e essa doação contribuirá com o trabalho do Corpo de Bombeiros e consequentemente com o bem estar da comunidade.

“Esse apoio da Cooperativa tem como propósito auxiliar na melhoria do serviço prestado pela corporação no nosso município e também contribuir para segurança e comodidade da sociedade. Sabemos que o combate às queimadas é essencial para a preservação do meio ambiente e também para evitar riscos à saúde das pessoas”, contou Ronaldo.

A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de créditos do Brasil e está presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são 41 pontos de atendimentos físicos e uma digital. As solicitações de doações precisam ser feitas por ofício e devem ser entregues aos gerentes das unidades. As demandas são analisadas pela Unidade Administrativa da Cooperativa.