null Sicoob incentiva o protagonismo do jovem agricultor

31/08/2021 08:51

Ação vai integrar 46 jovens de três municípios em uma formação técnica e prática pelo período de nove meses

O êxodo rural ainda é uma realidade em muitos municípios catarinenses, pois o jovem em busca de alternativas de renda e crescimento profissional acaba abandonando a propriedade da família e migrando para a cidade. Combater esse processo só é possível através do incentivo à sucessão familiar e mediante alternativas reais de melhoria na qualidade de vida e geração de renda no campo.

Com esse olhar, o Sicoob Creditaipu, que caminha lado a lado com o empreendedor rural, está abraçando mais uma importante iniciativa. Trata-se de uma parceria proposta pelo Governo do Estado de Santa Catarina através da Epagri de Palmitos, com as instituições financeiras da região, Cooperitaipu, Sintraf, e prefeituras de Modelo, Serra Alta e Sul Brasil.

A ação denominada “Juventudes Rurais” integrará 46 jovens dos três municípios em uma formação técnica e prática pelo período de nove meses.

O projeto iniciou no dia 26 de agosto, na sede da Associação dos Servidores Públicos do Município de Modelo (Aspumo), com presença de representantes de todos os órgãos envolvidos, apoiadores, lideranças políticas e jovens agricultores. Logo após a abertura oficial, os participantes vivenciaram a primeira palestra com o tema “Proposta da Epagri para produção de leite em Santa Catarina”. A programação teve continuidade com almoço e visita técnica à propriedade da família Henker, em Linha Lajeado Couro, no município de Modelo. O próximo encontro será nesta segunda-feira (30) em Sul Brasil.

Para o presidente do Sicoob Creditaipu, Carlos Utzig “é uma honra participar deste projeto tão importante que visa capacitar os jovens para empreender mais e melhor nas suas atividades, tornando-a viável e sustentável”.

Utzig também parabenizou a Epagri que está na coordenação, bem como as demais entidades envolvidas. “Tenho plena convicção que nós, patrocinadores, estamos no caminho certo e os conclamo para cada vez mais andarmos juntos, apoiando projetos que contribuam com o desenvolvimento econômico e social dos nossos produtores rurais, gerando renda e melhora da qualidade de vida às famílias”, afirmou.

Darlan Marchesi, gerente estadual de Extensão Rural e Pesqueira da Epagri salienta que o propósito do projeto é formar cidadãos capacitados para gerenciar seus negócios. “Isso movimenta a roda da economia, pois esses jovens estarão preparados para gerir bem suas propriedades rurais, gerando renda e qualidade de vida. Periodicamente, terão acesso a tecnologias, aulas técnicas, práticas e políticas públicas, que ao final da capacitação irão contemplar projetos inovadores na melhoria de suas propriedades”, explicou.

O presidente da Cooperitaipu enalteceu a sustentabilidade, educação e inovação apresentada nesse processo de formação de jovens. “Nosso produtor rural é quem produz o alimento para o mundo e a valorização se dá na prática, através de ações que melhorem a condição de vida e trabalho nas propriedades que estão em constante evolução. A cooperativa acredita na sucessão familiar e por isso há muito tempo estamos investindo nas famílias dos associados. O futuro do país depende de pessoas sérias, trabalhadores e comprometidas como esses jovens que se propõem a aprender”, afirmou.

O prefeito de Modelo, Dirceu Silveira, destacou que o início do projeto é uma semente para o futuro. “Enaltecemos a coragem e o compromisso desses jovens que estão se propondo a participar de uma capacitação. A parceria de todos os envolvidos é relevante para assim ser possível investir em quem trabalha”, assinalou.

Já o jovem casal de Serra Alta, morador de linha Gruta, Maicon Fantin e Marisa Weirich, participantes do curso, salientam que optaram em permanecer no campo visando ter autonomia e qualidade de vida. “Nosso objetivo nesse curso é aprender novas técnicas e métodos que melhorem o desenvolvimento e a lucratividade em nossa propriedade, pois nossa atividade é continuação de um trabalho iniciado por nossos pais. Ações de formação, incentivos em linhas de crédito e assistência técnica são fundamentais para desempenharmos melhor nossa atividade”, esclareceu.

Fonte: Sicoob Creditaipu – Assessoria de Comunicação.