null Sicoob Central SC/RS firma parceria com o Programa Brasil Mais

26/08/2021 17:17

Programa oferece acompanhamento contínuo e consultorias especializadas

O Sicoob Central SC/RS formalizou seu apoio institucional ao Programa Brasil Mais, que tem por objetivo aprimorar as capacidades gerenciais, produtivas e digitais de empresas brasileiras, promovendo melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto para os empresários catarinenses, gerando aumento da produtividade e da competitividade nas micro e pequenas empresas. O ciclo quatro inicia no mês de novembro, com 2.200 vagas disponíveis em Santa Catarina. 

O Programa Brasil Mais oferece acompanhamento contínuo e consultorias especializadas. A capacitação dos pequenos negócios catarinenses é oferecida pelo Sebrae/SC, em que os participantes recebem acompanhamento técnico dos Agentes Locais de Inovação (ALI). A meta, em Santa Catarina, é atender cerca de 13.200 empresas, entre micro e pequenos negócios, até 2022. 

Em Santa Catarina, foram mais de 6 mil empresas atendidas pelo Programa Brasil Mais, distribuídas em setores como moda, pet shops, saúde, indústrias de base, alimentos e bebidas, bares e restaurantes, educação, beleza, comércio varejista, artesanato, agronegócio, entre outros. Após acompanhamento, as empresas participantes apresentaram resultados como o aumento de faturamento, redução nos custos, e, consequentemente, aumento no indicador de produtividade. 

Confira os resultados do primeiro Ciclo  
Ao longo do primeiro Ciclo, entre as 2 mil empresas que foram atendidas e avaliadas pelo Programa Brasil Mais, cerca de 25% apresentaram aumento de faturamento e outras mais de 65% apresentaram aumento no indicador de produtividade. 
Mesmo em um período de estagnação econômica, provocada pela pandemia de covid-19, as empresas participantes do Programa Brasil Mais obtiveram excelentes resultados, conseguindo colocar seus projetos em prática e tornando-se mais inovadoras.  

Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “o Sicoob sempre foi parceiro dos micro e pequenos empresários, oferecendo produtos e serviços financeiros com a mesma segurança de qualquer outra instituição financeira, além da agilidade, qualidade e atendimento diferenciado que é uma característica do cooperativismo financeiro”.  

O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, reforça que “É com imensa alegria que comemoramos a adesão do Sicoob Central SC/RS ao Programa Brasil Mais, para ajudar a dar notoriedade a esta importante iniciativa, que busca melhorar a produtividade de Micro e Pequenas Empresas Catarinenses. Nossa missão é auxiliar os empreendedores no desempenho dos pequenos negócios, promovendo a inovação e para que se mantenham competitivos no mercado”, afirma o diretor.  

Como participar do Programa Brasil Mais 
Na prática, os empreendedores recebem acompanhamento na empresa em um período de quatro meses, por um Agente Local de Inovação (ALI), durante seis encontros individuais, mais três encontros coletivos, que fará um sprint de inovação com mapeamento do problema e implantação de solução para aumento de faturamento ou redução de custo. O acompanhamento do Agente Local de Inovação é gratuito e os participantes podem contar ainda com o benefício de até 70% de subsídio nos produtos de Consultoria Especializada e Tecnológica. 

Além do atendimento do programa, o Sebrae apoia o Brasil Mais com fornecimento de manuais de melhores práticas produtivas e gerenciais, e-books, cursos de capacitação, ferramentas de autodiagnóstico para avaliação de maturidade das empresas relacionadas às práticas produtivas, gerenciais e digitais. 

Sobre o Programa Brasil Mais 
O programa é realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O Sebrae atua no projeto para ajudar os donos de pequenos negócios a aumentarem a produtividade e a competitividade das suas empresas e deve atender até 120 mil negócios durante a execução do programa. 

Para se inscrever, clique no
link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjJeG4PHSxprDm6ZqeQCQMUXYDqC7tXV2icvTMLelE7PI6zg/viewform

Mais informações no 0800 570 0800 ou no site https://gov.br/brasilmais.

Fonte: Sebrae - com acréscimo do Sicoob Central SC/RS.