null Precisamos falar sobre Segurança da Informação

24/08/2021 17:28

Que a tecnologia está presente em nosso cotidiano, isso é um fato. Você tem ideia de quantos dados manipula todos os dias? E de que forma você lida com a exposição dessas informações? Pensando em conscientizar ainda mais seus colaboradores, começou na segunda-feira a “Semana da Segurança da Informação” do Sicoob MaxiCrédito. 

O tema segurança da informação esteve em alta nos últimos dias justamente por uma falha de segurança: a Lojas Renner sofreu um ataque cibernético na quinta-feira, dia 19. O sistema da rede foi afetado por um Ramsonware que criptografou seus arquivos, deixando o sistema inoperante. “Ransom” vem de resgate, pois nesse tipo de investida os dados são sequestrados e, para seu acesso, é exigido uma recompensa.  

Segundo um levantamento do SonicWall Capture Labs, o Brasil foi o nono país que mais sofreu ataques de Ransomware em 2020, contabilizando 3,8 milhões de ataques do tipo. Mas como evitar que isso ocorra? Investindo em prevenção. Não apenas técnica, com uma defesa afiada, mas na conscientização de quem utiliza essas informações todos os dias.  

Na MaxiCrédito esse assunto não é uma novidade, sendo abordado ainda na entrada do colaborador na Cooperativa, durante a dinâmica de integração. Eduardo Pedra Hume, Assistente de Segurança da Informação, explica que as principais ameaças que cercam nosso ambiente de trabalho são a Engenharia Social, fraude de dados, vazamento e roubo de informações, e vírus de computador.  

Um dos testes da equipe de Segurança da Informação da MaxiCrédito foi o envio de um link suspeito aos colaboradores. Muitos entraram em contato e denunciaram o fato, nota 10 para esses colegas. “Se o colaborador entender que não deve clicar em links suspeitos recebidos no ambiente corporativo ele vai pensar duas vezes antes de clicar em links suspeitos recebidos pelo Whatsapp ou no email particular, evitando cair em golpes que podem acarretar prejuízos financeiros na sua vida pessoal”, comenta.  

Com a entrada em vigor da Lei 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é importante que todos os colaboradores tenham conhecimento de como proteger as informações da Cooperativa, bem como os dados de associados e colegas. Para começar, é importante conhecer as diretrizes da nossa Política de Segurança da Informação e nosso Pacto de Ética, além dos cuidados essenciais com as informações manuseadas, sejam elas impressas, digitais ou até mesmo de forma verbal.   

Semana de conscientização 

Estão programadas para essa semana dicas e vídeos sobre segurança da Informação, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Proteção no Home Office, Classificação da Informação e dicas básicas de segurança. Eduardo adianta algumas delas. “Bloqueie sua tela ao sair da sua estação de trabalho, não compartilhe sua senha com ninguém, mantenha seus equipamentos sempre atualizados, salve informações importantes sempre no servidor e nunca na máquina e, se estiver em home office, não compartilhe o computador com seus familiares”, finaliza.  

Notou uma situação diferente, recebeu um link suspeito ou está com alguma dúvida? Reporte à equipe de Segurança da Informação da sua empresa. Esteja sempre atento!