null Sicoob Credicanoas comemora 26 anos

23/08/2021 13:53

Cooperativa iniciou as atividades em 17 de agosto de 1995 e hoje possui 11.368 associados e 52 funcionários

Em meados do ano de 1993 um grupo de agricultores juntamente com a Epagri, sindicatos, Cepagro e Centro Vianei, começaram a discutir e amadurecer a ideia de constituição de uma cooperativa de crédito na região. No início houve bastante resistência com o temor de que a região sendo de predominância de pequenos agricultores, enfrentariam dificuldades na manutenção e sustentação da cooperativa. Após um amplo processo e várias reuniões com os agricultores, decidiu-se pela constituição da cooperativa e em 9 de dezembro de 1994 foi realizada a assembleia de constituição. O início das atividades ocorreu em 17 de agosto de 1995, com a abertura em Abdon Batista, em uma pequena sala com apenas dois funcionários, Laercio Antonio Baldo (gerente) e José David Manchein.

Com objetivo de ocupar a área de ação, em março de 1996 houve a inauguração de uma agência em Vargem; em junho de 1996, em Cerro Negro; em setembro de 1998, em Celso Ramos e, finalmente, em junho de 2000, a agência de Anita Garibaldi.

No início houve dificuldades, pois os recursos eram escassos, mas com o trabalho e empenho dos funcionários e do Conselho de Administração, as dificuldades foram superadas e a cooperativa rapidamente alcançou credibilidade e crescimento. Hoje, a situação é sólida e de muita prosperidade, sempre auxiliando no desenvolvimento da região e permitindo cada vez mais atender os cooperados, que são a razão principal da existência da cooperativa.
Atualmente a cooperativa possui 11.368 associados e 52 funcionários.

Sócios Fundadores
Os 24 associados fundadores foram Francisco Simones, Luiz Bortoli, João Batista Hermes, Alberto Busnelo, Helio Agostinho Venturim, João Francisco Bortoli, Vilson Milani, Antonio Valderi Coelho, João Maria de Oliveira Couto, José Darci Matos, Anselmo Simioni, Nilson Mocelin, Domingos Mocelin Netto, Hildo Maria Bortoli, José David Manchein, Paulino Mocelin, Oilson Mocelin, Paulino Redante, Nilton José Mocelin, Altair Busnello, Maria Edite Debastiani, Augustinho Varela, Nereu Moreira da Silva e Sebastião Divercindo Cassaniga.

"São 26 anos de superação, evolução e acima de tudo muito trabalho e determinação, e sentimos que devemos e podemos fazer muito mais, pela nossa cooperativa, associados e comunidade", disse o presidente do Sicoob Credicanoas, José David Manchein.

Sergio Simioni, hoje atual diretor Operacional e há 25 anos na cooperativa, afirma que o fato de ser da região e de ter trabalhado na agricultura, facilitou identificar e entender todas as dificuldades que os associados têm, pois nem sempre as coisas ou as safras saem conforme o planejado. O Sicoob ao longo dos anos tem demonstrado interesse pelo desenvolvimento da região, acreditando em todos os projetos de cunho agropecuário ou comercial, de qualquer natureza. "A cooperativa desempenhou com presteza seu papel, realizando o sonho de muitos de seus cooperados, proporcionando melhor qualidade de vida às famílias", disse Sergio.

Fonte: Correio dos Lagos (com adaptação do Sicoob Central SC/RS).