null Gauchão de Futsal Sicoob 2021 tem 150 equipes em 10 categorias

18/08/2021 14:11

Competição envolve dezenas de clubes, centenas de atletas profissionais, milhares de atletas amadores e movimenta a economia

O estadual mais vitorioso do país agora é Gauchão de Futsal Sicoob 2021 - O Rio Grande todo joga aqui. O maior estadual de futsal do Brasil tem 150 equipes em 10 categorias. O futsal é uma paixão que move milhares de torcedores aos ginásios de todo o Rio Grande do Sul. A realização da Liga Gaúcha de Futsal passa por diversos setores da economia. São dezenas de clubes, centenas de atletas profissionais, milhares de atletas amadores, veículos e profissionais de imprensa, empresas de materiais esportivos, patrocinadores e outros setores como hotelaria e alimentação que se conectam e formam a cadeia produtiva do futsal gaúcho, que nesta edição de 2021 tem novamente o patrocínio do Sicoob SC/RS.

São essas interações, entre os mais diversos setores da indústria do futsal, que movimentam milhões de reais no estado e geram milhares de empregos, além de movimentar a paixão dos aficionados pela modalidade. Um estudo feito pela Liga Gaúcha de Futsal em 2020 mensurou que a cadeia produtiva da modalidade no estado gira em torno de R$ 30 milhões. Os principais custos são a manutenção da estrutura das equipes, a confecção de materiais esportivos, os transportes, a alimentação, as hospedagens e custos com arbitragem dos jogos. A Liga Gaúcha de Futsal tem 165 clubes filiados, em 130 municípios. 

Em seu quinto ano de existência, a entidade novamente buscou prover a unificação da modalidade e lançou uma nova marca que carrega em seu nome a força e tradição da modalidade no sul do país: Gauchão de Futsal Sicoob (cooperativa de crédito que, pelo segundo ano consecutivo, assina o Naming Rights da principal competição estadual). 

A primeira edição do Gauchão de Futsal Sicoob começou cheio de novidades fora de quadra, com sorteios ao vivo na TV aberta, nas plataformas digitais, e o anúncio de um jogo por rodada na TVE/RS em horário nobre para todo estado do Rio Grande do Sul. A Série A deu o pontapé inicial em 5 de junho com 19 equipes, as séries B e C iniciaram em 17 de julho com 14 e 21 equipes, respectivamente. O Gauchão Feminino conta com oito clubes e já tem data para começar: dia 21 de agosto. Além dos adultos, outras 95 equipes formam o Gauchão de Base 2021 que vão das categorias SUB 20 ao SUB 9. 

Em relação ao ano passado, a principal competição estadual do Rio Grande do Sul cresce em número de equipes, de jogos, atletas e ganha ainda mais visibilidade com a parceria da TVE/RS, o que garantirá mais de 60 horas ao vivo na TV aberta. Algo inédito para a modalidade. A Liga Gaúcha de Futsal projeta números significativos, como 150 equipes, 2.600 atletas, 130 cidades envolvidas e mais de 1.000 jogos. O ano de 2021 ficará marcado para os clubes que vencerem pela primeira vez o Gauchão de Futsal Sicoob.

Fonte: Liga Gaúcha de Futsal (com acréscimos e adaptação do Sicoob Central SC/RS).