null 13º Concred Digital é a chance de pensar o cooperativismo do futuro

12/08/2021 13:50

Programação vai focar a economia, a sociedade e o papel do cooperativismo de crédito como agente de transformação

O maior evento do cooperativismo financeiro da América Latina está chegando em versão 100% on-line, promovendo uma importante discussão sobre as transformações e o futuro do segmento. Em sua 13ª edição, entre 18 e 20 agosto de 2021, o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito foi remodelado para o formato digital e surge em um momento importante para o segmento, que vivencia uma marcante trajetória de crescimento, mesmo durante a pandemia.  Responsável pela organização do evento, a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), promete uma programação focada em repensar a economia, a sociedade e o papel do cooperativismo de crédito como agente de um mundo em profunda transformação.

“O Concred renasceu de forma digital, ampliando ainda mais o alcance ao atingir todos os cantos do País. Estamos vivendo um contexto cada vez mais hiperconectado e essa modalidade amplia a participação no maior Congresso do Cooperativismo de Crédito. Será uma experiência imersiva, baseada no tripé compartilhamento, interação e engajamento”, garante a superintendente da Confebras, Telma Galletti.
Uma visão reforçada pelo presidente da instituição. “Será um importante momento de atualização e networking para um grande número de pessoas ligadas ao sistema, com palestras de alto nível, ministradas por especialistas e autoridades governamentais”, avalia Moacir Krambeck.

O foco do 13º Concred Digital é proporcionar a melhor experiência, por meio de uma plataforma virtual 3D, com tecnologia inovadora e interativa.  A programação será intensa e diversificada, com palestras, painéis, talk shows, plenárias e lançamentos de livros. A agenda dos três dias de evento inclui também exposições e debates sobre gestão estratégica de cooperativas e processos fundamentais de transformação digital e adaptação às ferramentas tecnológicas. Será um momento de olhar para o futuro do movimento, apostando no que precisa ser feito agora.

A relevância dos assuntos do 13º Concred Digital também é base de interesse do ecossistema cooperativista de forma geral. É possível apontar como destaques a sinergia entre as diferentes esferas da administração criativa, a gestão exponencial, a disrupção tecnológica e os pilares do ESG (Environmental, Social and Governance), em português, Ambiental, Social e Governança – (ASG), incluindo tendências para o cenário econômico e global, questões de diversidade, além de abordagens técnicas e específicas do setor.

A solenidade de abertura vai reunir as principais entidades e figuras representativas do cooperativismo, num momento de reflexão sobre um sistema financeiro, que aposta em valores diferenciados como ajuda mútua, solidariedade e equidade, sem perder o olhar para uma característica de destaque hoje: a performance. Um norte que justifica o grande encerramento do evento, quando o ex-técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho, vai trazer sua reconhecida visão sobre estratégia e motivação.

Outra grande promessa é a palestra da pesquisadora de futuros, Ligia Zotini, que vai falar sobre “Um dia em 2037”, como uma provocação sobre o presente. Na perspectiva da economia, um importante momento será o painel “A recuperação econômica do Brasil”, que vai reunir o jornalista, economista e palestrante Luís Artur Nogueira e o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, discutindo perspectivas atuais, cenários futuros e as oportunidades para o cooperativismo de crédito.

Imersivo e inovador, o evento traz também, em meio à programação, possibilidades inéditas. Pela primeira vez, ocorrerá a Feira Virtual de Negócios Cooperativistas, um espaço de ampliação da rede de relacionamento e geração de negócios, que busca ser um ponto de encontro para a captação de oportunidades e a promoção da intercooperação.

Tendo em vista o olhar arejado e conectado dos jovens com o futuro, o Congresso também vai trazer, como novidade, o evento Integração Juventude. É um conjunto de atividades gratuitas e focadas no público entre 18 e 35 anos, com palestras, momentos de troca de ideias e interações ao vivo, além de opções lúdicas, como jogos e música. A partir do tema “Se o jovem é o futuro, que futuro deseja?”, a nova geração será instigada a refletir e questionar os principais eixos norteadores e existenciais, como negócios, trabalho, educação, dinheiro, vida e relações.

O site https://www.confebrasdigital.coop.br tem todos os detalhes da edição 100% on-line do Concred, em 2021 e, a partir dele, é possível acessar a área de inscrições.

Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
No Brasil, os últimos dados do BureauCoop – ferramenta de Business Intelligence da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), apontam mais de 13,1 milhões de cooperados, 840 cooperativas e 6.626 pontos de atendimento do ramo de cooperativismo de crédito.

A Confebras é uma entidade suprassistêmica do cooperativismo de crédito. Sediada em Brasília, reúne 36 instituições filiadas, 452 filiadas indiretamente e mais de 6,6 milhões de associados totais indiretos. Mantém a única editora brasileira com obras exclusivas sobre o setor, além de oferecer cursos na plataforma EaD. Desenvolve o Programa CooperaEduca para o público infanto-juvenil, promove intercâmbios técnicos internacionais e eventos voltados às lideranças cooperativistas, além de ser porta-voz das reivindicações setoriais junto ao Legislativo e Executivo nacionais.

Fonte: Confebras – Assessoria de Imprensa.