null FGCoop: segurança e solidez para as cooperativas de crédito

02/08/2021 16:18

FGCoop garante segurança ao cooperado e à cooperativa, atuando na proteção sistêmica e como agente de inclusão e educação financeira

Um ramo do cooperativismo que cresce exponencialmente e, em Santa Catarina, é o segundo segmento com maior patrimônio líquido, é o de cooperativas financeiras. Conforme dados do Banco Central do Brasil, em maio de 2021, o cooperativismo de crédito obteve 84.902 novos cooperados, totalizando 13,3 milhões de associados em todo o território brasileiro. No estado catarinense, dados da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) indicam que o número de cooperados do ramo crédito é o maior se comparado com os seis outros ramos, somando 2,2 milhões de pessoas.

Para garantir a solidez desse sistema, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) atua a partir da necessidade de investir em medidas preventivas que garantam a confiança e o crescimento do cooperativismo de crédito no Brasil. Com base nesse propósito, promove segurança para bons negócios a partir de duas vertentes: Monitoramento - funciona como um alarme, que aciona frente a uma possível situação de risco da cooperativa em busca de ações preventivas; Assistência financeira – visto como uma eventual saída emergencial em situações de potencial risco.

“Na prática, o FGCoop garante segurança ao cooperado e à instituição cooperativa, pois atua tanto na proteção sistêmica e como agente de inclusão e educação financeira. Essas atitudes representam o exercício do cooperativismo, um modelo que preza pela sustentabilidade e perenidade do negócio”, informa o diretor do FGCoop, Cláudio Luis Medeiros Weber.

Alinhado com práticas internacionais, o FGCoop atua como uma espécie de seguro. Um exemplo prático é a hipótese de uma cooperativa de crédito que venha a sofrer risco de descontinuidade. Nesse caso, a instituição pode recorrer ao recurso de assistência financeira do FGCoop para, por exemplo, se unir a outra cooperativa e, juntas, ficarem mais fortes.

Segundo o Plano Estratégico do FGCoop 2018-2022, todas as pessoas físicas ou empresas que possuem aplicações em uma cooperativa de crédito ou em banco cooperativo têm o benefício do Fundo, com um limite de até R$ 250 mil garantidos em depósitos ou investimentos.

Saiba mais em: https://www.fgcoop.coop.br

Fonte: Sistema Ocesc – Assessoria de Comunicação interna.