null Débito ou Crédito?

23/07/2021 14:15

O que vale a pena pagar a vista ou parcelado?

Falar sobre educação financeira é extremamente importante nos dias de hoje.

Tendo em vista as nossas dificuldades normais sobre mercado que hoje se encontram mais agravadas, devido nossa realidade pandêmica, esse é um tema que com toda certeza poderá melhorar as formas de consumo de uma maneira geral.

Por isso, é importante falarmos sobre o tema. Formas de pagamento, suas vantagens e benefícios, que podem ser usados de forma estratégica para te fazer economizar e chegar mais longe!

Geralmente, ao comprarmos produtos, ouvimos a pergunta “Crédito ou débito?” não é mesmo?

Apesar de ser uma pergunta simples, as duas opções trazem consigo particularidades que podem ser aliadas para o nosso desenvolvimento financeiro!

 

 Diferenças entre as opções

A principal diferença entre as duas opções de pagamento é o tempo em que as compras serão efetivamente pagas.

Isso porque, o pagamento em débito é imediato, ou seja, o valor é debitado da conta no ato da compra, enquanto o pagamento em crédito será realizado na próxima fatura, ou seja, na data de vencimento do cartão, tornando-se um pagamento de longo prazo.

Sendo assim, saber usar de forma estratégica e conhecer as principais diferenças entre crédito e débito é muito importante para manter uma educação financeira saudável.

 

Como usar o crédito de forma estratégica?

O cartão de crédito pode ser uma boa ideia quando usado com cautela e estratégia. Isso porque, é necessário possuir um bom controle de gastos.

Ter boa memória para saber sobre os parcelamentos e as próximas faturas é importante e faz com que o cartão não se torne uma “bola de neve”. Além é claro, de permitir que você determine a quantia exata de dinheiro que terá de separar para pagá-lo.

Para um bom planejamento, vale considerar essa quantia um “limite” de crédito para o mês e dessa forma, se determinar a gastar apenas o que você terá de dinheiro para pagar.

O cartão também pode servir para realizar pagamentos quando não se tem o dinheiro imediatamente, mas terá garantidamente no futuro. Porém, vale lembrar que, para usar o cartão dessa forma é importante ter o consciência das compras já realizadas, além de uma outra alternativa, caso falte dinheiro na conta.

Uma outra vantagem em utilizar o crédito é o acúmulo de pontos no Shop Coopera, o programa de fidelidade do Sicoobcard, cadastre-se: www.shopcoopera.com.br

 

Débito estratégico

Você sabia que o débito surgiu para substituir o cheque?

Pois é, mas diferente do cheque, ele tem maior liquidez, o que é um fator de proteção a mais ao lojista, que anteriormente corria o risco de demorar ou nem conseguir receber,  em casos onde o pagador não possua fundos na conta bancária.

Por isso, o cartão de débito confere mais proteção ao lojista, já que o cartão será recusado instantaneamente caso ao tenha fundos.

O cartão de débito é sem dúvida, uma das formas mais seguras de efetuar pagamentos, isso porque, evita-se andar com muito dinheiro na carteira.

 

Crédito com parcelamento x Débito

Por mais que possa parecer estranho analisar as duas opões, saiba que não é! Pelo contrário: muitas vezes, pagar a prazo será mais vantagem do que pagar no crédito através de parcelamentos.

Isso porque, dependendo do produto ou serviço que se esteja adquirindo, o desconto para compra à vista pode ser pequeno ou, em alguns casos, nem existir. Por isso, se comprar na modalidade crédito, a possibilidade de pagar pequenas parcelas mensais pode ser mais atraente do que dispor do valor total de uma só vez. Porém, vale lembrar também que,  além de negociar valor para pagamento a vista, caso escolha pagar a prazo, deve-se planejar a inserção do valor das parcelas aos valores que já estão programados para a fatura em questão, caso contrário, é possível que se perca o controle, transformando a fatura em algo impagável e que pode prejudicar todo o planejamento financeiro.

 

Análise final

Analisar a melhor forma de pagamento é algo totalmente subjetivo e que depende em si, da situação financeira de cada pessoa. Porém, podemos dar algumas dicas para que você consiga utilizar os cartões a seu favor, e não ficar “refém” deles.

Pedir desconto é sempre uma ótima alternativa para tomar a melhor decisão de pagamento da compra em questão.

Analisar a possibilidade de pagar no crédito sem acumular valores altos ao “inserir” mais um valor na fatura.

Aguardar o fechamento do cartão para comprar em uma data boa para ganhar um “respiro” ou seja, um prazo um pouco maior para efetuar o pagamento.