null Sicoob Credinter realiza projeto para incentivo ao comércio local

17/08/2020 15:30

Com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, as pequenas empresas e comércios são as que mais sofreram. É um impacto significativo na economia em todo o mundo. As cooperativas financeiras estão respondendo à crise enquanto atendem às necessidades de seus cooperados. Nós, como cooperativa de crédito, somos uma instituição baseada na comunidade, e embora este seja um problema de saúde global, é de impacto comunitário, assim como em qualquer crise comunidade.

  Aplicando o “7° princípio do cooperativismo”, intervimos para ajudar as comunidades onde atuamos a lidar com o problema. Com o objetivo de estimular o comércio local e fomentar a economia do município de Guaranésia-MG e região, o Sicoob Credinter em parceria com o programa Expresso (programa de rádio local) lançou no período de maio a agosto uma promoção chamada “Apaixonados por Guaranésia”.

A promoção consistia no sorteio de um prêmio de R$1.000,00 em dinheiro, patrocinado pela Cooperativa, aos consumidores que adquirissem um produto ou serviço nos estabelecimentos participantes. A promoção foi voluntária para o público em geral, onde puderam participar os consumidores locais, residentes no município de Guaranésia-MG e região, visando a dinamização, valorização e incentivo ao comércio local na hora das compras.

O cooperativismo está realmente preocupado com a crise econômica que o coronavírus trouxe ao País e, especificamente, os micros, pequenos e médios empresários. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, entre o fim de abril e o início de maio, demonstra que as cooperativas financeiras mantêm uma taxa de sucesso de mais de 30% na concessão de crédito para os pequenos negócios durante a pandemia do coronavírus. O índice é quase três vezes maior que o registrado nos bancos privados (11,8%) e nos públicos (9,5%). Isso mostra o apoio que as cooperativas têm dado aos seus associados nesse momento tumultuoso