null Sicoob Fluminense acompanha o lançamento do Novo Cooperjovem

21/07/2021 17:18

O Diretor-Presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro da Silva, representou a instituição na terça-feira, 20 de julho, por ocasião do lançamento oficial do Novo Cooperjovem, programa da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB, que objetiva diretamente a divulgação do cooperativismo por intermédio da educação e formação. No Rio de Janeiro o programa é desenvolvido pelo Sescoop e Instituto Sicoob. 

O evento, com tradução em libras e descrição individual dos participantes, representando a preocupação com as pessoas portadores de necessidades especiais no campo visual, foi on-line, pelo canal do Youtube da OCB, tendo sido aberto pelo Presidente da organização, Márcio Lopes de Freitas. Houve a participação de representantes do Banco Central, Conselho Nacional de Educação, Sebrae, Fundação Aury Luiz Bodanese, cooperativas e entidades ligadas ao setor cooperativista. 

Na oportunidade, foi ressaltado o Prêmio Somos Coop – Melhores do A no, organizado a cada biênio, e que na última edição foi vencido pelo Sicoob Fluminense, justamente na categoria Cooperjovem, com o desenvolvimento de projetos de educação cooperativista, visando a formação de cidadãos mais solidários e comprometidos com um futuro mais justo. 

Neilton Silva falou da importância do prêmio, destacando a essência do trabalho desenvolvido pela cooperativa junto aos jovens, especialmente no município de Mendes, sul fluminense, com a Cooperativa Mirim, junto à escola Municipalizada João Gurito, sob a supervisão da assistente social Maria Clara de Oliveira. “Este projeto fez com que cada aluno se preocupasse mais com a sua comunidade, com seu entorno. Isto vai além de ensinar cooperativismo, na medida em que espelha por em prática tudo que pregamos” – salientou o Diretor-Presidente do Sicoob Fluminense. 

Cooperjovem de “Cara nova” 

De acordo com as apresentações feitas por diversos envolvidos no projeto, o Novo Cooperjovem passará a tratar, além da própria educação cooperativista, da educação empreendedora, financeira e ambiental, dentro da Base Nacional Comum Curricular do território nacional, enfatizando-se a ideia central, via Sescoop/RJ, do envolvimento das comunidades escolares, famílias e secretarias de educação das prefeituras. 

Dentro do novo modelo do Cooperjovem, também está sendo lançado o Cooperjogo, tendo como propósito o desenvolvimento de uma aprendizagem cooperativista lúdica, ativa, com base em projetos diversos.  

Além de contemplar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os eixos de atuação, o Cooperjovem está alinhado com o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, no critério Sociedade, e ainda com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São agendas de caráter nacional e internacional que reforçam o comprometimento com uma sociedade mais justa.