null Caferon recebe apoio da Sicoob Credip para criação de identidade visual

20/07/2021 11:57

Cooperativa patrocinou a criação da identidade visual da marca Indicação Geográfica (IG) Matas de Rondônia. O selo de IG reconhece a qualidade e características que estão vinculadas ao local onde o café é produzido.

Depois de conquistar, no mês de junho, a primeira Indicação Geográfica (IG) Matas de Rondônia para Robustas Amazônicos, a Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia (Caferon) agora trabalha para que a IG ganhe uma identidade visual da marca. Apoiadora do projeto, a Sicoob Credip patrocinou essa etapa que ajudará na construção da credibilidade do selo no mercado internacional. Este selo de Indicação Geográfica reconhece a qualidade e características que estão vinculadas ao local onde o café é produzido.

O presidente da Caferon, Juan Travain, diz que a parceria com a Sicoob Credip vai viabilizar a parte de propaganda e fomento da Identificação Geográfica, um dos passos iniciais para o seu funcionamento. A identidade visual contém, por exemplo, a marca, o logotipo, o selo da IG, um modelo de outdoor de divulgação e uma cartilha educacional contendo informações detalhadas sobre a IG Matas de Rondônia, que será utilizada pelos membros da Caferon e também para captar novos associados.

Para Juan a IG traz uma visibilidade muito grande para o estado de Rondônia, já que essa é a primeira identificação geográfica com denominação de origem para cafés canéforas sustentáveis, do mundo.

“A qualidade do nosso café canéfora está superior à de grande parte do mundo devido a sua genética ter sido uma hibridação entre as variedades Conilon e Robusta, fazendo algo único na região. E isso não somos nós falando e sim clientes da Coréia e Espanha que comparam o nosso café e passaram esse feedback por comprar cafés do mundo todo e ter gostado muito do nosso grão”, contou Juan.

De acordo com o diretor operacional, Fábio Correia, a Sicoob Credip desde sua fundação sempre esteve muito próxima à cadeia do agro. A Cooperativa tem apoiado o setor de diversas formas, tanto com linhas de crédito direcionadas às diferentes atividades, quanto na oferta de produtos e serviços, que possibilitam ao produtor alavancar a atividade com mais assertividade e segurança.

“A Cooperativa também tem buscado por meio de parcerias, apoiar projetos como esse da Caferon que está trabalhando fortemente em busca de dar maior visibilidade ao café de Rondônia. A Sicoob Credip entende que com esse apoio o produtor consegue agregar valor ao seu produto e consequentemente o aumento de receita. Essa renda redistribuída na sociedade fomenta um ciclo virtuoso, que se reflete em uma sociedade mais justa e com isso estamos buscando cumprir nosso propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade”, acredita Fábio.

A área da Indicação Geográfica abrange 15 municípios do estado, são eles: Alta Floresta D’Oeste, Cacoal, São Miguel do Guaporé, Nova Brasilândia D’Oeste, Ministro Andreazza, Alto Alegre dos Parecis, Novo Horizonte do Oeste, Seringueiras, Alvorada D’Oeste, Rolim de Moura, Espigão D’Oeste, Santa Luzia D’Oeste, Primavera de Rondônia, São Felipe D’Oeste e Castanheiras. Essas localidades são responsáveis por cerca de 80% do café produzido em Rondônia e contam com mais de 10 mil produtores.