null Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal recebe colchões doados pela Sicoob Credip

12/08/2020 11:39

Equipamento ajuda a minimizar os riscos de pacientes internados desenvolverem feridas na pele. Problema pode aumentar o tempo de internação do doente.

Os colchões pneumáticos doados pela Sicoob Credip ao Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (Heuro) vão ajudar a minimizar os riscos de pacientes internados desenvolverem feridas na pele. Os equipamentos foram entregues pela Cooperativa nesta segunda-feira (10) e vão atender a uma necessidade da unidade hospitalar, que recebe pacientes de mais de 35 municípios de Rondônia.

De acordo com Flávia da Silva Lelis, coordenadora do Serviço de Fisioterapia do Heuro, doentes hospitalizados por muitos dias e que não podem ser movimentados em razão da gravidade do quadro clínico, ficam mais suscetíveis a desenvolverem as chamadas lesões por pressão. Esse problema pode aumentar o tempo de internação do paciente.

“O colchão pneumático é a principal medida preventiva de lesões por pressão. Ele tem bombas de ar que inflam e desinflam automaticamente, reduzindo a pressão exercida em algumas partes do corpo. Ficamos agradecidos com a doação da Cooperativa, que com certeza beneficiará muitos pacientes”, disse Flávia.

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Heuro, Juliane Alves Fonseca, diz que dos pacientes internados na unidade, em média 20% vão precisar utilizar o colchão pneumático para evitar lesões por pressão na pele.

“O colchão é um forte aliado da equipe multiprofissional na humanização do cuidado ao paciente acamado. Muitas vezes, o doente não consegue nem falar a região que está doendo ou sem circulação e o colchão traz esse alívio da pressão no corpo, evitando também que a pele do paciente esquente”, explicou Juliane.

As unidades de colchões doadas pela Cooperativa vão somar a outras já existentes no hospital possibilitando um atendimento mais amplo. 

Desde o início da pandemia, a Cooperativa já fez inúmeras doações de materiais como álcool em gel, máscaras, tecidos, equipamentos de proteção individual (EPI) e medicamentos.