null Homenagem ao comerciante

16/07/2021 15:15

A atividade mercantil existe desde os tempos das cavernas, quando o homem primitivo trocava suas caças. Depois, evoluiu para o escambo de outros bens e mercadorias, promovendo o surgimento de grandes civilizações, da escrita cuneiforme e de algumas fórmulas de cálculos.

O mercador dos velhos tempos tinha uma função vital, porquanto respondia pelo suprimento das necessidades básicas das pessoas, indo buscar as especiarias, matérias-primas, ferramentas e outros bens nas regiões mais remotas. Mas, atualmente, o comerciante, vendedor, distribuidor, homem de negócios, seja qual for o nome que se dê, desenvolveu o dom de ofertar muito mais do que o suprimento de uma necessidade. Desenvolveu o dom de satisfazer desejos, de realizar sonhos e de promover a felicidade. 

Somos felizes quando comemos bem, vestimos bem, gozamos de boa saúde, aprendemos bastante. Vivemos momentos de felicidade quando passeamos, ganhamos presentes, moramos bem. Enfim, somos felizes quando realizamos qualquer sonho de consumo. E isso somente é possível porque o comerciante tem a capacidade de se reinventar e de estar sempre pronto para atender nossos anseios.

A felicidade contida na extensão imaterial daquilo que compramos é, como se sabe, efêmera. Por este motivo, o comerciante precisa continuar sendo, acima de tudo, um empreendedor, um inovador. Necessitamos ser surpreendidos a cada momento, com novidades, sem as quais não somos capazes de sobreviver neste mundo cada vez mais louco.

Mas além de realizar nossos sonhos e desejos, proporcionar a nossa felicidade e empreender, o comerciante é um gerador de renda, emprego e impostos. Mais do que isso, o comerciante é um guerreiro que, nestes tempos de crise, continua caçando as raras oportunidades que lhe restaram para trocá-las por dias melhores.

O comerciante é um ser multidisciplinar, é sustentável, solidário, paciente, resiliente, por vezes até teimoso. O comerciante é, acima de tudo, um exemplo de superação, que ainda acha tempo e motivo para praticar a cooperação. Por estes e tantos outros motivos, merece a nossa homenagem.

 

COMERCIANTE, PARABÉNS PELO SEU DIA!

 

Valdir Pacini
Diretor Superintendente do Sicoob Credicapital