null As vantagens de fazer um seguro residencial

07/07/2021 18:17

Cooperativas não visam lucro e podem oferecer taxas e tarifas menores, além de outras vantagens

Comprar um imóvel é uma grande conquista, mas é preciso cuidar bem dele. Diariamente os veículos de comunicação noticiam danos provocados a casas e apartamentos devido a sinistros ou intempéries. Para prevenir surpresas que podem afetar o bem-estar de toda a família e provocar perdas consideráveis, é recomendável fazer um seguro residencial que inclua coberturas contra vendavais e danos elétricos, por exemplo.

Para ter tranquilidade e se prevenir contra outras adversidades, como roubos e furtos, danos a vidros, incêndios, queda de raio, explosões, fumaça, impacto de veículos e outros, é aconselhável ir além da cobertura básica, ampliando para outros itens oferecidos, de acordo com os riscos a que o imóvel está sujeito, garantindo maior proteção contra imprevistos. 

Segundo o gerente Comercial do Sicoob Vale do Vinho, Adilson Perosa, “no último ano presenciamos fatos jamais imaginados, como a pandemia e o isolamento social, e catástrofes naturais como o ciclone que afetou muitas cidades da região, gerando perdas significativas para muitas famílias. O seguro residencial permitiu – nos mais de 60 sinistros abertos em junho de 2020 pela cooperativa – auxiliar de forma rápida a reconstrução de várias residências. Isso demonstra que investir em uma apólice de seguro não é um gasto, mas sim, uma garantia que traz proteção, tranquilidade e segurança financeira, afinal, reconstruir, às vezes, exige vultosos recursos”.

Nadir Afonso Fritzen, um dos associados da cooperativa, que teve a sua casa atingida pelo ciclone, acionou o seguro residencial para reparar a residência. “Nós estávamos dentro de casa na hora do tornado e pedimos pra não morrer. Só quem passou por isso sabe o horror que é. Foi um estrago muito grande em nossa propriedade. Então, eu vou repetir mais uma vez: que todos aqueles que não querem ter essa desagradável surpresa, algum dia, devem fazer um seguro”, afirmou. 

Outra vantagem para quem faz um seguro residencial, por exemplo, é o acesso a uma série de serviços gratuitos, como chaveiro, eletricista, encanador, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos, desentupimento, cobertura provisória de telhado, assistência com antena, limpeza, guarda de residência, transferência de móveis e outros.

Na hora de contratar um seguro residencial, confira se é possível adicionar essas assistências. Assim, além de economizar, não é preciso se preocupar em ter que descobrir um profissional de confiança que atenda na sua região bem no meio de uma emergência ou uma situação incômoda, como pode ser um entupimento ou a perda de uma chave, por exemplo.

Jéssica Cibele Amaral, que conta com um seguro desse tipo, disse que "é uma economia muito grande, além da facilidade de resolver o problema”. Ela ainda afirma que, com o seguro, conseguiu reduzir alguns custos que tinha no dia a dia. “Serviços como encanador, eletricista e chaveiro, não pago mais”, acrescentou.

Contratar um seguro residencial costuma ser um processo bastante prático e rápido. Em muitos casos, é possível fazer contato on-line, solicitando ou não o auxílio de um corretor, preencher alguns dados e pronto. Mas é recomendável fazer previamente uma boa pesquisa de preços e condições, para fazer um bom negócio.

Nesse sentido, a primeira dica é conferir se a seguradora é autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Além disso, é bastante válido incluir na pesquisa as instituições financeiras cooperativas, como o Sicoob, já que essas instituições não visam lucro, podendo oferecer taxas e tarifas menores, além de outras vantagens.

Adilson Perosa disse que “tão importante quanto realizar novos sonhos e objetivos é proteger as conquistas obtidas”.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações do blog do Sicoob).