null RDC: invista seu 13º com o Sicoob Nossacoop

28/11/2019 14:03

Quais são os seus planos para o 13º salário? Muitos vão usá-lo para quitar dívidas, comprar um presente especial ou até mesmo poupar para uma viagem, mas que tal aproveitar esse dinheiro extra e investir no seu futuro? O Sicoob Nossacoop tem ótimas opções de investimentos, adequadas até mesmo para quem não está tão familiarizado com o mercado financeiro.

Sabemos que falar sobre investimentos levanta muitas dúvidas. Muitas pessoas se dizem interessadas em investir, mas não sabem por onde começar e acabam desistindo, temendo possíveis prejuízos. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 56% da população economicamente ativa tinha a intenção de realizar aportes em 2018, mas apenas 8% guardou dinheiro para tal fim. Desse total, 80% optaram pela opção mais conservadora, a caderneta de poupança.

Quem é cooperado do Sicoob Nossacoop tem, no entanto, uma opção mais atrativa para começar a investir. “O Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) é uma modalidade própria do sistema cooperativista, tão segura quanto a poupança, porém, mais rentável e flexível”, explica Natállia Alves dos Santos, assistente de Produtos e Serviços da Cooperativa.

Como funciona o RDC?

Essa é uma aplicação de renda fixa exclusiva para associados de cooperativas, com liquidez diária e baseada no Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Difícil de entender? Vamos explicar:

  • As aplicações de renda fixa são aquelas em que a rentabilidade é previsível, ou seja, não está sujeitas a oscilações do mercado. Funcionam como um empréstimo do seu dinheiro, em que a taxa de juros é definida no momento da compra e paga em intervalos e condições pré-estabelecidas. É ideal para quem tem um perfil de investimento mais conservador ou está começando a se interessar pelo assunto.
  • Ter liquidez diária significa que é possível resgatar ou vender um investimento a qualquer hora, se for necessário. O tempo que o dinheiro fica aplicado influencia diretamente nas taxas cobradas, mas é possível encontrar formas de aliar alta liquidez e bom retorno financeiro.
  • Ser regulado pelo CDI garante a rentabilidade, pois ele se baseia em transações interbancárias. Por regra do Banco Central, nenhum banco pode fechar o dia com saldo negativo e, quando isso ocorre, a diferença precisa ser tomada de outros bancos. A taxa cobrada entre eles é o CDI, que regula o mercado de renda fixa e de fundos de investimento de renda fixa. No caso do RDC, o rendimento corresponde a 100% do valor do CDI – que estava acumulado em 5,16% até outubro deste ano.
  • Por último, como o RDC é uma aplicação exclusiva para cooperativas – ao contrário do investimento feito em bancos tradicionais, como o Recibo de Depósito Bancário (RDB) e o Certificado de Depósito Bancário (CDB) –, o investidor amplia sua participação nas sobras da cooperativa. Como não há estímulo à obtenção de lucro, essas sobras são repartidas entre os cooperados, de acordo com a participação de cada um. Ou seja, quanto mais você investe no RDC, maior pode ser a sua remuneração.

A pessoa pode escolher quanto tempo deixará o dinheiro investido, de acordo com o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado. Esse é, inclusive, o primeiro passo para realizar o primeiro aporte. “Nossa equipe está preparada para identificar esse perfil e dar as primeiras orientações. Fazemos um trabalho de educação financeira para que o interessado conheça e entenda que não é preciso ser um profundo conhecedor do mercado financeiro para fazer aplicações”, diz Natállia.

A partir daí, é possível optar pelo RDC com ou sem carência. Quando não há carência, pode-se fazer aportes de qualquer valor, sem um prazo mínimo para as retiradas e com maior flexibilidade para o cooperado. Já o RDC com carência é indicado para aplicadores que já estão no mercado, pois requer um valor mínimo de investimento de R$ 100 mil, além de alguns prazos para retirada, de acordo com o volume financeiro aportado.

 

Vantagens para os cooperados

Como visto anteriormente, o RDC é indicado para quem está começando a investir e não tem muito conhecimento na área. E as vantagens são muitas:

  • Impostos reduzidos: as alíquotas do Imposto de Renda diminuem de acordo com o tempo de aplicação, podendo chegar a 15% após 720 dias de permanência do dinheiro.
  • Poder de escolha: cabe ao cooperado decidir qual será o prazo para aplicação, de acordo com os seus objetivos financeiros naquela transação.
  • Segurança extra: o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito assegura R$ 250 mil por pessoa, para oferecer segurança ao investimento em situações de crise.
  • Boa rentabilidade: para quem não está acostumado a fazer investimentos, é melhor apostar no RDC do que na poupança. Enquanto a segunda rende cerca de 0,31% ao mês, a opção das cooperativas gira em torno de 0,42%.                     

As aplicações e os resgates podem ser feitos nas agências, pelo telefone ou pelo aplicativo do Sicoob Nossacoop. Além disso, os cooperados contam com o apoio da nossa equipe para tirar dúvidas. “O atendimento na Cooperativa é diferente de um banco tradicional, pois desenvolvemos um trabalho intenso de educação financeira. Os interessados têm acesso a materiais informativos e podem conversar com nossos atendentes e decidir qual opção de investimento mais lhes convém”, explica Natállia.

Ficou interessado? Entre em contato com o Sicoob Nossacoop para obter mais informações. Aproveite esse fim de ano para investir no seu futuro.