null Cresce a participação das mulheres no cooperativismo catarinense

07/07/2021 09:03

Relatório aponta que, em 2020, a participação feminina no sistema cooperativista catarinense representou 40,5%

Lugar de mulher é onde ela quiser. Principalmente, no cooperativismo. Levantamento anual realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) aponta a expressiva participação do gênero feminino no cooperativismo estadual e seu significativo crescimento. O total de associados das 251 cooperativas registradas ao Sistema Ocesc é de 3.021.094 catarinenses. Desse total, 1.225.108 são mulheres (40,5%).

As mulheres estão presentes nos sete diferentes ramos, sendo que o de consumo concentra a maior parcela de participação, com 51,1% do seu quadro social. Os ramos saúde (45%) e crédito (42,4%) são os que, na sequência, possuem maior número de mulheres cooperadas.

O público feminino tem participação efetiva em todas as atividades das cooperativas, seja nas assembleias, nos cursos, treinamentos, dias de campo, comitês educativos, grupos de trabalho em geral e em cargos de gestão. 

"O sexo feminino eleva a qualidade de relacionamento dentro das cooperativas. Elas são objetivas e sabem o que querem. A maioria segue à risca os princípios cooperativistas, facilitando a disseminação dos conceitos para outros públicos. Elas, literalmente, vestem a camisa de suas cooperativas", disse o presidente do Sistema Ocesc, Luiz Vicente Suzin.

Fortalecimento
Como forma de valorização das mulheres, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC) promove o Programa Mulheres Cooperativistas, destinado às cooperadas, esposas, filhas de cooperados e funcionárias de cooperativas de qualquer ramo de atividade no Estado. O objetivo é oferecer capacitação cooperativista buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas

Fonte: Ocesc - Assessoria de Imprensa. Foto: Wenderson Araújo - Trilux/CNA.