null Dia de Cooperar promovido pela OCB será comemorado em 1º de julho

29/06/2021 19:12

As cooperativas de Crédito são responsáveis por 86,2% de todas as iniciativas registradas até agora e que envolvem a celebração da data

Está chegando a hora de celebrar tudo o que as cooperativas fazem pelas suas comunidades. O Dia C, movimento de iniciativas voluntárias e transformadoras, tem nome de dia, mas acontece ao longo de todo o ano, mostrando que as atitudes simples transformam as realidades. Em 2021, a unidade nacional do Sistema OCB resolveu celebrar esse movimento mais cedo: no dia 1º de julho, iniciando o período de celebração, já que unidades estaduais e, também, cooperativas, realizam eventos para comemorar os resultados em nível regional.

E se tem uma coisa que a gente gosta de mostrar é o resultado desse compromisso que as cooperativas têm com as suas comunidades, materializado por meio de milhares de pessoas beneficiadas. Só neste ano, o sistema do Dia C já recebeu a inscrição de 1.295 iniciativas, que beneficiaram mais de 130 mil pessoas. E vale destacar que essas ações envolvem o trabalho voluntário de quase 1,3 mil pessoas.

“A gente sabe que as cooperativas estão muito comprometidas com suas comunidades e que, ao longo de todo o segundo semestre, as ações em prol das pessoas tendem a aumentar, por isso, esses números parciais são bons indicadores de que é possível alcançar o sucesso dos números do ano passado e, quem sabe, ir além, transformar mais”, avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Segundo a gerente de Desenvolvimento Humano das Cooperativas, Geâne Ferreira, o ramo que está à frente em número de iniciativas registradas é o Crédito. “As cooperativas do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo são responsáveis por 86,2% de todas as iniciativas registradas até agora. Mas a gente sabe que todos os ramos estão comprometidos e vão contribuir com a transformação local”, disse Geâne.

Outro dado relevante sobre o Dia C é que um terço das iniciativas já realizadas ainda se preocupam em minimizar os efeitos da pandemia, especialmente no que se refere à fome. De janeiro a meados de junho, mais de 2,6 mil cestas básicas e quatro toneladas de alimentos já foram distribuídos a quem precisa.

Com relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), vale destacar que, dos 17 ODS, 10 estão contemplados nas iniciativas que já ocorreram. Os principais em números de ações são: ODS 3 (Saúde e bem-estar) com 42,6%; ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável), com 37,2%;  e ODS 1 (Erradicação da pobreza) registra 7,4%.

Aqui no Brasil, a celebração do Dia C também marca a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, que ocorre sempre no primeiro sábado do mês de julho. E como as cooperativas têm sido essenciais para a superação dos desafios socioeconômicos causados globalmente pela pandemia do novo coronavírus, o tema da celebração deste ano, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) é: Juntos reconstruímos melhor.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, esse dia especial é celebrado desde 1923, mas foi somente em 1995, ano do centenário da ACI, que a Assembleia Geral das Nações Unidas o proclamou como o Dia Internacional do Cooperativismo e estabeleceu sua comemoração anual, sempre no primeiro sábado do mês de julho.

“Neste ano, o objetivo é simples: mostrar como as cooperativas de todo o mundo estão enfrentando a crise causada pela covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e que respeita o meio ambiente”, assinalou Márcio Freitas.

Para os cooperativistas, a data é a ocasião ideal para demonstrar que o modelo de negócios – centrado nas pessoas, baseado nos valores do movimento, na responsabilidade social e no senso de comunidade – permite reduzir as desigualdades, criar prosperidade comum a todos e responder aos impactos imediatos causados pela pandemia.

Em todo o mundo, há mais de 3 milhões de cooperativas, que representam 12% da população global, ou seja, uma em casa seis pessoas do planeta. As cooperativas geram 10% de todos os postos formais de trabalho existentes no globo.

No Brasil, mais de 15,5 milhões de pessoas encontram trabalho nas 5,3 mil cooperativas espalhadas de norte a sul do país. Além disso, essas mesmas cooperativas empregam mais de 425 mil pessoas.

Em 2020, mais de 7,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus 137 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao coronavírus, bem como a redução dos efeitos da covid-19, o total de iniciativas realizadas no ano passado foi 2.159. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.

“Gratidão é a palavra que melhor define o nosso sentimento em relação ao compromisso das cooperativas com o país e que foi mostrado ao longo de todo o caótico 2020. O ano passado não foi fácil, mas, mesmo assim, o número de pessoas beneficiadas com as iniciativas do Dia C cresceu 197% em relação a 2019. O mesmo ocorreu com a quantidade de cooperativas envolvidas. O percentual foi de mais de 30%, comparado a 2019. E, mesmo com o distanciamento social, o número de voluntários também foi maior”, informou a gerente de Desenvolvimento Humano das Cooperativas, Geâne Ferreira.

O ramo com mais iniciativas realizadas foi o de Crédito, com 2.025, sendo que, desse total, 1.558, ou seja, 76,4% tiveram como foco o combate ao coronavírus e à diminuição dos efeitos da covid-19.

A maior parte das iniciativas do Dia C, em 2020, estava relacionada aos ODS Saúde e bem-estar. Das 2,8 mil iniciativas e ações, 1.480 foram focadas nesses dois aspectos, sendo que, desse total, 1.214 estavam ligadas à redução dos efeitos da pandemia. 

Programação 2021
Grande celebração do Dia C
Quando: 1º de julho, às 17 horas
Onde: no canal do Somoscoop, no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCo9GPsgyk-JnhZ8Ed600sVA 

Fonte: OCB.