null Esporte Clube Canarinho tem patrocínio do Sicoob Crediauc

29/06/2021 15:30

A escolinha de futebol oferece oportunidade a 110 alunos com idade entre oito e 15 anos

Fundada em Concórdia (SC) em janeiro de 1990, o Esporte Clube Canarinho é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica a ensinar a prática do futebol a crianças e jovens do município. A escolinha trabalha os fundamentos do esporte de segunda a sexta-feira no período vespertino dando oportunidade a cerca de 110 alunos, com idade entre oito e 15 anos. O projeto social atinge diretamente 60 famílias com renda mensal menor que três salários-mínimos. Não há cobrança de mensalidades e todo o material utilizado é fornecido gratuitamente aos participantes.

A entidade que existe há mais de três décadas, é mantida com recursos oriundos de convênios pactuados com órgãos públicos e por meio de patrocínios privados como é o caso do Sicoob Crediauc. O presidente da escolinha, Roberto Detoni, mais conhecido como “Marola”, disse que o valor destinado pela cooperativa é fundamental para manter as atividades em dia. “O Sicoob Crediauc já é nosso parceiro há muitos anos e, ultimamente, com as restrições da pandemia, o auxílio oferecido têm se mostrado ainda mais importante, pois, apesar de as atividades presenciais ficarem prejudicadas, fizemos ações com a participação on-line dos alunos, ou seja, o trabalho continuou e os nossos custos fixos, também”, comentou o dirigente.

Roberto aproveitou o momento para agradecer o apoio recebido, reiterando a relevância da parceria. “Graças à iniciativas como a do Sicoob Crediauc, podemos desenvolver o nosso trabalho de forma voluntária e motivar as crianças para que um dia elas possam alcançar sucesso na profissão ou, pelo menos, assimilar a disciplina e os valores aprendidos no período em que estiveram conosco”, concluiu Roberto. 

Para o presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, a parceria com a escolinha é uma forma de a cooperativa exercer alguns dos princípios praticados pelo cooperativismo. “Dos sete princípios do movimento, o quinto e o sétimo estão presentes nesta ação: a educação, formação e informação, e também o interesse pela comunidade, práticas habituais do cooperativismo que tratamos com muita prioridade e que estão diretamente ligadas nesse caso específico”, afirmou o presidente.

Camillo ressalta ainda que o trabalho desenvolvido pela instituição só será pleno se as comunidades nas quais a cooperativa estiver inserida, puderem se sentir acolhidas e atendidas em suas necessidades. “O propósito do Sicoob Crediauc é conectar as pessoas e promover justiça financeira e prosperidade a todos. Apoiar projetos com essa finalidade confere ao nosso trabalho mais que um dever estatutário. Trata-se de responsabilidade social praticada na essência”, concluiu o presidente.  

Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação.