null SICOOB FLUMINENSE RECEBE A VISITA DO DEPUTADO FEDERAL HUGO LEAL

18/06/2021 17:48

O Sicoob Fluminense recebeu na manhã de sexta-feira, 18 de junho, a visita do deputado federal Hugo Leal, do PSD/RJ. Recebido pelo Diretor-Presidente Neilton Ribeiro da Silva, o parlamentar estava acompanhado do presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo/RJ, Vinícius de Oliveira Mesquita, e de Abdul Nasser e Willian Azevedo, respectivamente superintendente e analista de desenvolvimento cooperativista do Sescoopp/RJ.

O deputado Hugo Leal faz parte da frente parlamentar do cooperativismo - Frencoop, considerada hoje a segunda maior do Congresso Nacional (ficando atrás apenas da frente parlamentar da agricultura) e está percorrendo uma série de cooperativas para justamente ouvir as demandas e afinar as ações que deverão ser executadas em prol do movimento cooperativista no país. Por sua vez, a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB, à qual é vinculado o Sescoop/RJ) mantém uma equipe interna que monitora os projetos de lei referentes ao cooperativismo, se movimentando junto à Frencoop.

Para o deputado, que lembrou suas origens familiares ligadas ao cooperativismo, se mostrou entusiasmado com a história do Sicoob Fluminense, após exposição do Diretor-Presidente Neilton Ribeiro da Silva, e agradeceu a receptividade, “o sistema cooperativista está na Constituição Federal, e na verdade merece ter a mesma dinâmica e desfrutar das mesmas oportunidades que o sistema de capital, até porque ele é mais democrático.”

Na oportunidade, Neilton Silva disse que o cooperativismo, e particularmente o ramo crédito, deve crescer muito num futuro próximo, com a crise, o que já pode ser observado em outros períodos difíceis do mercado financeiro. “Estamos na verdade nos preparando para sermos uma efetiva alternativa de mercado. Um ponto muito positivo é o de que a rejeição ao Sicoob praticamente não existe, e o próprio Banco Central hoje incentiva o setor cooperativista. A visita do deputado Hugo Leal foi importante não apenas para a frente cooperativista, mas para o próprio Sicoob Fluminense continuar a ser uma referência.”

De acordo com a Agenda Institucional do Cooperativismo 2021, as principais demandas do setor referentes ao Poder Legislativo são “Acesso aos recursos do FAT”; “Limitação dos juros”; “Majoração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido”; Modernização da Lei Complementar 130/2009 (que regulamenta o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo”; “A não equiparação do empregado da cooperativa de crédito ao bancário”; “A segurança das instituições financeiras” e “A suspensão do pagamento de empréstimos consignados”.