null Sicoob SC/RS lança Relatório de Sustentabilidade 2020

07/06/2021 15:42

Relatório tem versão impressa e também eletrônica

O Sicoob SC/RS lançou no dia 28 de maio o seu Relatório de Sustentabilidade, durante live para os empregados do Sistema. Com o tema Construindo uma Sociedade Melhor, em 60 páginas o Relatório apresenta o cooperativismo e sua essência, os impactos e influência da pandemia nos negócios, as iniciativas sustentáveis da Central e das 38 cooperativas do Sistema, o engajamento dos públicos estratégicos e o engajamento das comunidades, com o fortalecimento da economia local, além dos números macroeconômicos – entre outros assuntos.

O presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, fez a abertura do evento e parabenizou todos que se envolveram na produção do Relatório. Rui lembrou que, no início, muitas pessoas viam a sustentabilidade apenas do ponto de vista ambiental, sem unir as questões econômicas e sociais, trilogia que garante o bem-estar de uma sociedade. Destacou que hoje as cooperativas do Sicoob SC/RS possuem ativos de R$ 24 bilhões, “uma enorme responsabilidade” que nos estimula a sempre evoluir e oferecer produtos e serviços de qualidade aos cooperados, que são a verdadeira razão da existência das cooperativas”. O presidente acrescentou que “o Sicoob favorece a construção de uma sociedade melhor, mais justa, mais equilibrada e com melhores oportunidades para todos. Por isso, somos feitos de valores”.

Na entrevista publicada no Relatório, Rui disse que “a ideia da cooperação está sendo ainda mais fortalecida nesse momento de pandemia. Está cada vez mais claro que a saída é estabelecer modelos justos de negócios e de relacionamentos baseados na cooperação”, afirmou. E acrescentou que “o Sicoob está preparado para construir no presente, um futuro mais cooperativo, justo e solidário”.

O diretor de Negócios, Olavo Lazzarotto, destacou a importância da sustentabilidade para o mundo dos negócios, atualmente, e a importância de construir essa ideia no dia a dia das cooperativas. “Precisamos olhar a sustentabilidade como um fator imprescindível para garantir o desenvolvimento de maneira equilibrada e que proporcione qualidade de vida às comunidades”. 

O supervisor de Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Daniel Abrão Gauer e a analista de Desenvolvimento de Produtos e Serviços, Gesli Junckes Schmitz, coordenaram a produção do Relatório. Daniel explicou que a sustentabilidade traz a ideia de responsabilidade, porque “é a nossa vez de cuidar do cooperativismo e entregá-lo às próximas gerações com a mesma potencialidade com que foi construído no passado, e que tem um papel fundamental nas sociedades”. Explicou como Relatório é construído, com o público com os quais o Sicoob SC/RS se relaciona e que apontam, a cada dois anos, quais os temas que consideram mais importantes para o cooperativismo e que vão criar o que se denomina de “matriz de materialidade”.

Segundo Daniel, o Relatório possibilita aos públicos distintos – os chamados stakeholders – uma visão mais abrangente sobre o Sicoob e seu papel na sociedade. Por isso, acrescentou, “para quem lê o Relatório, fica mais claro que o Sicoob não empresta somente dinheiro ou negocia produtos e serviços financeiros, mas garante aos cooperados o direito de pagar um preço justo para realizar os seus sonhos e fazer a sua movimentação financeira”.

A analista Gesli Schmitz explicou vários pontos do Relatório, como a matriz de materialidade, os tópicos principais e o desempenho e os dados que mostram como o Sicoob impulsiona o desempenho econômico, social e ambiental. Para ela, o Relatório permite “mostrar um pouco da nossa história e o quanto somos sustentáveis em todas as nossas ações, contribuindo para uma sociedade melhor”. 

Para conferir o Relatório, clique em: https://sustentabilidade.sicoobscrs.com.br

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.