null Cooperativa mirim estimula sonhos e geração de renda

25/05/2021 12:32

Parece somente biscoito, mas na verdade é esperança. Durante a pandemia, Crislayne dos Santos, de 12 anos, viu na produção de uma simples receita de biscoitos um meio de inspirar a sua família. Ela, que mora no município de Mendes, no Rio de Janeiro, aprendeu na Cooperativa Mirim, projeto implementado pelo Instituto Sicoob e o Sicoob Fluminense, no Rio de Janeiro, que com cooperação, educação financeira e autoconfiança é possível empreender em um sonho.

Aos 10 anos Crislayne era vice-presidente da Cooperativa Mirim de Mendes, na Escola João Gurito, e lá sua história começou a mudar a partir do momento em que ela começou a acreditar mais em si mesma e no poder da colaboração. "O tio Maninho ensinou para a gente primeiro a cooperar, depois a lidar com o dinheiro. A gente fazia cartazes explicando o cooperativismo e isso tudo me ajudou muito", contou. Hoje Crislayne sonha em fazer um curso de confeitaria e, quem sabe, abrir o seu próprio negócio.

A força de vontade de Crislayne inspirou a sua tia, Janete de Faria, a produzir biscoitos, com ajuda da menina. É na casa da tia que são feitos os produtos, vendidos por R$ 2 cada saquinho. Na primeira semana foram 17 sacos de biscoitos e na segunda a produção já foi de 50 sacos. Venderam tudo e ainda receberam encomendas.

Como toda jovem, Crislayne, e sua tia, já estão antenadas nas possibilidades de divulgar os biscoitos com uso do WhatsApp. Ela com certeza está orgulhosa do que faz. "Quando eu faço biscoitos parece que estou brincando porque estou colocando a mão na massa. Quando as pessoas me perguntam onde eu aprendi a fazer biscoitos eu logo respondo, na Cooperativa Mirim", enfatizou.

 

Educação e Cooperativismo

Primeira cooperativa mirim do estado do Rio de Janeiro, a Cooperativa Mirim União e Cooperação (Unicoop) de Mendes, iniciou suas atividades em nove de novembro de 2018, no Colégio Municipalizado João Batista Gurito, com uma trajetória marcante de transformação, pela via da Educação e do Cooperativismo, na história de vida de crianças e jovens da rede pública de ensino do município.

Uma das atividades que a Unicoop promove é a produção de biscoitos, feita pelos alunos e associados, como prática colaborativa de apoio ao projeto. "O fato de a Crislayne ter o desejo e a iniciativa de dar prosseguimento a essa ação mostra os resultados do trabalho de todos os envolvidos, na perspectiva da cooperação, assim como os impactos positivos do projeto na comunidade", ressaltou Silvana Lemos, coordenadora do Instituto Sicoob no Rio.

"Nesse momento que vemos de fato como a educação é transformadora, Crislayne vem mostrar que o protagonismo está dentro nos nossos alunos. Tão jovem e já pensando em organizar financeiramente o seu futuro e empreendendo. A cooperativa transformou a vida desta e de muitas outras crianças que passaram pela escola", detalhou a orientadora pedagógica da escola João Gurito, Laíze Monteiro.

A professora de Crislayne, Telma Trindade, enfatizou que a Cooperativa Mirim trouxe para os alunos e professores a dimensão das ideias de cooperação e empreendedorismo, tendo destacado a iniciativa como algo grandioso. "Esse é um projeto no qual eu vi os frutos não só em um aluno, mas em vários. A Crislayne era muito tímida no início e de repente ela foi se desenvolvendo e querendo entrar em todos os debates, dar opinião, participar das ações da cooperativa. Foi um encorajamento. Isso é fantástico no dia a dia com as crianças, vê-los se empoderando desta maneira. Saber que eles podem falar, que eles podem decidir", descreveu.