null Sicoob UniMais Metropolitana realiza sua primeira assembleia totalmente digital

17/07/2020 17:30

A Cooperativa com sede em Santos - SP inova em sua trajetória promovendo novos meios para seus cooperados votarem

Nos dias 08 e 09 de julho de 2020 ocorreu a assembleia geral Ordinária e Extraordinária Digital da Sicoob UniMais Metropolitana, a primeira realizada em sua história, com participação de mais de 700 cooperados. 

Os documentos e informações foram disponibilizados previamente através do aplicativo Sicoob Moob tendo a disposição vídeos explicativos e todos os documentos pertinentes para o acesso às informações de forma segura e transparente, assim atendendo os requisitos previstos na legislação vigente em especial a Instrução Normativa DREI nº 81/2020 – Anexo VI – seção III que regulamenta a participação e a votação a distância em reuniões e assembleias de cooperativas. 

Todo o processo que envolvia a assembleia foi cuidadosamente pensado para o cooperado obter a melhor experiência do cooperativismo, assim a Cooperativa com total apoio da Central Sicoob UniMais elaborou guias e informativos, da convocação à assembleia até a sua realização, assim desde a publicação do edital de convocação até o último dia de assembleia, os cooperados tiveram a oportunidade de avaliar o material e contatar a cooperativa referente aos assuntos abordados, sanando todas as suas dúvidas e assim, participar da gestão democrática de sua cooperativa.

Neste ano houve uma ampla reforma do estatuto social, sendo os principais assuntos deliberados aprovação da política de governança, alteração do percentual do fundo de reserva, atualização do estatuto social conforme padrão do Sistema Sicoob e a eleição do Conselho Fiscal. O principal item da pauta foi a alteração do quadro social, onde a cooperativa torna-se de livre admissão, sendo esta proposta aprovada por mais de 80% dos votos.     

A grande participação dos cooperados foi fundamental para este momento tão singular e evidencia que o Cooperado possui pertencimento e voz nas decisões, sendo eles os balizadores do futuro do Sicoob UniMais Metropolitana.