null SICOOB SERVIDORES participa do Seminário Maria da Penha vai às Empresas realizado pelo Tribunal de Justiça do Espírito Santo

05/04/2019 14:53

No dia 29 de março o Sicoob Servidores foi convidado para o 1º Seminário Maria da Penha vai às Empresas, realizado pelo Tribunal de Justiça.

O objetivo do seminário foi discutir o papel das instituições privadas, em parceria com a rede pública, no empoderamento econômico de mulheres, na promoção da equidade de gênero, na prevenção da violência contra a mulher e na criação de mecanismos de proteção. Uma iniciativa da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória, em parceria com a Prefeitura Municipal, a Promotoria da Mulher e a Delegacia de Atendimento à Mulher, com o apoio da Escola da Magistratura (Emes) e do Sindijudiciário.

Os assuntos foram debatidos no Salão Pleno do Tribunal de Justiça onde a juíza titular da Vara Especializada de Vitória, Brunela Faustini Bagliolli, explicou que o projeto de levar a Maria da Penha a diversos espaços, que teve início no último ano, surgiu da necessidade de promover a equidade de gênero e um enfrentamento à violência doméstica.

O evento teve a presença do desembargador Ney Batista Coutinho, vice-presidente do TJES, que participou da abertura do seminário e destacou que a violência doméstica é um tema que deve ser discutido em todos os lugares. 

A programação foi organizada em duas mesas redondas. A primeira trouxe o tema “Empoderamento de mulheres, violência de gênero e suas interseccionalidades e a segunda com o tema “Contribuição das empresas para a promoção da equidade de gênero, inclusão no mercado de trabalho e prevenção da violência contra as mulheres”, coordenada pela promotora de Justiça do Ministério Público Estadual (MPES), Suely Lima e Silva na qual teve a participação da Gerente-geral do Sicoob Servidores, Roberta Cristina Bispo de Carvalho, representando a cooperativa.

Roberta Cristina, apresentou as ações realizadas pelo movimento Cooperativo relacionados à inclusão de gênero, abordou a participação feminina no cooperativismo capixaba e demonstrou que no Sicoob Servidores o relacionamento das cooperadas com a cooperativa é 14% a mais em relação aos homens. Destacou a importância da educação financeira, ressaltando que a relação com o dinheiro é uma importante ferramenta no empoderamento financeiro feminino.