null Pela 2ª vez consecutiva Sicoob Credip figura na lista das 500 empresas que mais cresceram nas Américas

05/05/2021 13:16

Ranking é publicado pelo prestigiado jornal Financial Times em parceria com a empresa de pesquisa Statista. Cooperativa é uma das empresas na área de serviços financeiros com o maior crescimento. Apenas 30 empresas brasileiras foram apontadas no levantamento.

O Financial Times, um dos jornais mais prestigiados do mundo no setor de negócios e economia, publicou no mês de abril a lista das 500 empresas que mais cresceram nas Américas entre 2016 e 2019. No ranking divulgado, a Sicoob Credip aparece na 487º posição, sendo uma das empresas na área de serviços financeiros com o maior crescimento. Essa é a segunda vez consecutiva que a Cooperativa figura no conceituado Ranking, no qual apenas 30 empresas brasileiras fizeram parte. O levantamento é feito pelo jornal britânico em parceira com a empresa de pesquisa Statista.

“Ficamos muito felizes em fazermos parte desta seleta lista, isso prova que estamos no caminho certo. Desde que foi fundada em 1996, a Credip tem cumprido o seu papel de levar soluções financeiras sustentáveis e adequadas às comunidades, aliado é claro, a uma gestão eficiente e transparente com compromisso em atender bem seus associados, acredito que esse seja o segredo do nosso sucesso. Somos uma Cooperativa que começou com apenas 53 sócios e hoje somos mais de 72 mil cooperados”, contou o Diretor Presidente, Jonas Alves da Costa.

Fazendo o caminho inverso dos bancos que tem fechado agências, a Sicoob Credip tem expandido seus negócios com a abertura de novos pontos de atendimento. Com forte atuação no estado de Rondônia, a empresa iniciou em 2017 o plano de expansão para o Mato Grosso e atualmente conta com 12 agências no estado, atendendo a mais de 3 mil cooperados na região mato-grossense. Também possui dois pontos de atendimento da região sul do Amazonas.

“A ampliação da área de atuação da Cooperativa nos últimos anos contribui muito para o nosso crescimento, mas sem dúvidas, é a qualidade do serviço financeiro que temos levado às comunidades que tem impulsionado os negócios. Oferecemos aos associados uma política de juros bem estruturada, produtos e serviços que atendem as demandas dos cooperados”, destacou o Diretor Administrativo, Edis Luís dos Santos.

O Diretor Operacional da Sicoob Credip, Fábio Correia, diz que a Cooperativa tem desfrutado de crescimentos expressivos ao longo de sua história, mesmo em momentos de crise, como a pandemia do novo coronavírus. Para ele, os excelentes resultados são reflexos da qualidade de atendimento prestado ao cooperado e também dos produtos e serviços oferecidos pela Instituição.

“Embora tenha uma abrangência nacional, a Cooperativa se destaca pela sua atuação como ‘agente local’. Nós conhecemos de perto o nosso cooperado e o seu negócio e isso nos permite entender as particularidades de cada localidade onde estamos presentes. E essa proximidade que temos com os nossos cooperados nos possibilita sermos mais assertivos, oferecendo aquilo que o associado realmente precisa”, disse Fábio.

Crescimento em meio à crise

A crise provocada pela pandemia do novo Coronavírus acentuou ainda mais a importância das cooperativas de crédito para a manutenção dos pequenos e médios negócios, isso porque muitas pessoas descobriram soluções financeiras nas cooperativas. A Sicoob Credip liberou mais de R$ 1 bilhão em crédito no ano de 2020, um aumento de 24% nas contratações de recursos se comparado com 2019. No ano passado, a Cooperativa também registrou um crescimento de quase 30% no número de associados em relação a 2019.

O presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, destaca que a Cooperativa recicla a riqueza localmente, para apoiar os negócios empreendedores da própria região.

“No momento em que os bancos encurtaram o crédito, a Cooperativa pelo seu modelo de negócio assumiu uma postura diferente, criando linhas emergências e formas de atender ao cooperado, mesmo antes do governo tomar medidas estruturais”, ressaltou Oberdan.

A inclusão financeira é uma bandeira defendida pela Empresa. A Cooperativa está presente em 9 localidades onde ela é a única instituição financeira. Essa inclusão tem levado comodidade e desenvolvimento para as comunidades.

Atualmente a Sicoob Credip conta com mais de 72 mil cooperados e 40 agências, sendo uma delas digital. Para se tornar um associado da Sicoob Credip, basta ir até um dos pontos de atendimentos da Cooperativa, localizados em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, portando documentos pessoais. Quem preferir também pode abrir uma conta pelo celular, por meio do aplicativo Sicoob.