null Sicoob Primavera MT cria “cantinho da leitura” no Projeto Mãe Cidinha

29/06/2020 17:58

 

Quando terminar o período de isolamento social e as crianças assistidas pelo Projeto Mãe Cidinha, de Primavera do Leste, puderem voltar às atividades irão encontrar um novo espaço de lazer e aprendizagem. É o “Cantinho da Leitura”, que foi criado especialmente para elas pelo Sicoob Primavera MT e conta com vários livros educativos, materiais de uso pedagógico e ambiente colorido e climatizado.

O projeto -  Fundado em 13 de abril de 2015, na igreja católica Nossa Senhora Aparecida - hoje na rua Ipê Roxo, n° 79, bairro Primavera III – o Projeto Mãe Cidinha atende 200 crianças (100 em cada contraturno), com 11 funcionários e vários voluntários. Seu objetivo é resgatar crianças que estão vulneráveis nas ruas, bem como em lares desestruturados, para que realizem atividades na construção do desenvolvimento humano de personalidade e bom caráter.

Ali as crianças e adolescentes têm um espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada faixa etária. Elas têm aulas de Judô, Danças e Artesanato, aprendem a cultivar hortas e recebem alimentação.

Segundo a analista de Comunicação e Sustentabilidade do Sicoob Primavera MT, Kelyta Franco Oliveira Reis Brito, a ação é uma forma de apoiar a cultura e incentivar a leitura entre os alunos da instituição. Está, portanto, inserida em um dos princípios do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, frisa. “O projeto Mãe Cidinha tem o propósito de tirar as crianças das ruas, levando educação, formação, cultura e esporte. Hoje atende mais de 200 crianças em período integral”, informa.

A analista explica que os recursos utilizados para a criação do cantinho da leitura foram obtidos com venda do imobilizado do prédio antigo, que ficava na rua Piracicaba 763 – Centro. Foram adquiridos dois aparelhos de ar condicionado, dois armários para arquivo, uma mesa para refeição com bancos, mais de 50 exemplares de livros educativos, além da pintura, nichos, mesas, cadeiras e decoração.

Kelyta ressalta também que se trata de uma fundação sem fins lucrativos, sem qualquer ajuda governamental, que sem mantém apenas com doações locais. “Ainda assim, conseguem fazer um trabalho incrível com as crianças do bairro onde atua, o Primavera III. É um trabalho muito importante e o Sicoob orgulha-se de ter realizado a reestruturação. Dessa forma, quando elas voltarem a estudar o ambiente estará mais adequado, atraente e aconchegante. As crianças estão ansiosas para retornar e, como uma recompensa, vão ter um espaço especial para aprender cada vez mais”.