null PIX: o que é a tecnologia de pagamento instantâneo?

13/04/2021 16:31

Já imaginou ter um WhatsApp que funciona de bolso para bolso? Pois é, essa é a finalidade do Pix, nova tecnologia de pagamento instantâneo que chega ao Brasil em novembro.

Até o momento, mais de 900 instituições financeiras já se cadastraram no Banco Central do Brasil para inserir em seu sistema a nova tecnologia. O Sicoob foi uma das quatro primeiras a manifestar interesse na funcionalidade e garantir a tecnologia aos usuários.

O Pix chega com uma funcionalidade inovadora, inclusiva e extremamente rápida. Se você ainda não conhece, dá uma olhada na nossa explicação aqui embaixo!

 

O que é o Pix?

O Pix é um sistema digital de pagamentos, para pessoas físicas e jurídicas, que vem para facilitar transferências entre contas, pagamentos de títulos ou recolhimento de impostos e taxas.

Ele entra como um possível substituto do cartão de débito, TED, DOC, boletos e transferências eletrônicas.

E o melhor: o Pix vai funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana durante todo o ano e com menores custos. Sem mais restrições de horário como as enfrentadas hoje.

 

Mas como vai funcionar?

Simples! Sabe a transação que você faz em segundos entre duas contas em uma mesma instituição? O Pix vai funcionar exatamente do mesmo jeito, porém sem restrições entre bancos, cooperativas ou fintechs e disponível a qualquer dia ou hora.

Serão três maneiras de efetuar um pagamento via PIX:

  • Utilizando dados bancários, nome e CPF do destinatário, como é feito hoje para TED e DOC
  • Pela chave PIX que o usuário vai atrelar a sua conta: pode ser o telefone celular, e-mail ou ou número do CPF ou CNPJ
  • Pelo QR Code individual de cada conta
 

Quando o Pix entra em funcionamento?

No dia 16 de novembro o Pix começa a funcionar oficialmente. A partir daí, todos os usuários que estiverem com suas chaves cadastradas já poderão utilizar a ferramenta.

Faça já seu cadastro no Pix do Sicoob aqui. Assim, quando a tecnologia chegar, você já está pronto pra começar a usar!