null Confebras lança novo site do BureauCoop: inteligente, funcional e intuitivo

12/04/2021 14:25

Uma fonte confiável e acessível de dados financeiros e de representação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo

Uma plataforma de referência para quem busca dados precisos, integrados e transparentes sobre o cooperativismo de crédito brasileiro. Assim pode ser definido o BureauCoop – on-line interativo desenvolvido pela Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito (Confebras) – que acaba de agregar novas funcionalidades, além de um layout reformulado e mais atrativo. 

A Confebras investiu no que há de mais moderno em web design e soluções de Business Intelligence (BI) para entregar o BureauCoop. O resultado é uma plataforma virtual na qual imprensa e sociedade têm acesso a um panorama sobre a atuação e o desempenho do cooperativismo de crédito, a partir da melhor experiência de usabilidade e confiabilidade, uma vez que todas as informações foram coletadas e processadas a partir da base de dados do Banco Central do Brasil (BC)

A apresentação das reformulações realizadas na plataforma são o foco de um webinar programado para o dia 15 de abril, às 15 horas. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal da Confebras no YouTube, sob a condução do presidente da entidade, Kedson Macedo. O tema escolhido para o webinar é “BureauCoop: em uma única fonte, os dados do cooperativismo de crédito brasileiro”.

Entenda o BureauCoop
Ferramenta inédita e de grande relevância para o cooperativismo financeiro, o BureauCoop é um completo painel interativo para interpretação, organização, análise e compartilhamento das informações em caráter aberto, de forma didática, dinâmica e segura. A solução tem como principal origem os números divulgados e periodicamente atualizados pelo BC. Ou seja, trata-se de uma fonte de informações altamente confiável, onde está acessível um rol de dados financeiros e de representação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), com enfoque nas cooperativas singulares, que são as instituições que atendem a todos os cooperados do País.

O presidente da Confebras, Kedson Macedo, ressalta a importância de disseminar informações para a gestão dos negócios, tomada de decisão e a competitividade no mundo atual. “O crescimento do cooperativismo de crédito na última década trouxe inúmeros benefícios para os associados e a sociedade brasileira. Portanto, é imperativo que os números do SNCC sejam conhecidos e disseminados. E o BureauCoop vem justamente para facilitar a manipulação de dados e a divulgação da atuação do cooperativismo financeiro em vários níveis, democratizando a informação, tanto para lideranças cooperativistas, quanto para interessados em conhecer melhor o setor, como docentes, acadêmicos, governantes, entre outros públicos”, informou.

Layout moderno e novas funcionalidades 
A plataforma permite ao usuário levantar dados para suprir necessidades específicas, possibilitando analisar a estrutura sistêmica a qual a cooperativa de crédito está vinculada; a cooperativa central e dados que apontam o seu porte financeiro; o perfil dos associados; a categoria da cooperativa; a região do País, o Estado e a cidade de atuação; além do ranking com as 10, 20, 30, 50 e 100 maiores cooperativas brasileiras.

Com a reformulação, o site do BureauCoop incorporou novas informações e aperfeiçoou as ferramentas de busca dentro de um layout mais funcional, intuitivo e inteligente, que se utiliza de recursos como dashboards (painel de gestão) para facilitar a compreensão das informações. 
 
Dentre as novas funcionalidades disponibilizadas aos usuários estão a Série Histórica, que inclui ativos, carteira de crédito, depósitos, patrimônio líquido, resultados, Pontos de Atendimento, total de cooperativas e número de cooperados dos últimos cinco anos. Esta funcionalidade permite, de maneira otimizada, visualizar o comportamento dos dados desse período por meio de um gráfico temporal e entender a ascensão do cooperativismo de crédito. Ao passar o cursor pelos dados, o usuário poderá visualizar as informações filtradas no painel “Dados Financeiros” e, como incremento da nova ferramenta, terá acesso aos dados recentes, podendo relacioná-los com os números dos últimos cinco anos.
 
A outra aplicação é o Mapa Interativo, um novo painel com toda a rede de atendimento do cooperativismo financeiro, contendo a localização e a densidade dos pontos de atendimento do SNCC. O usuário poderá localizar a rede de atendimento com o uso de filtros como Sistema, Cooperativa, Região, Estado e Município e também interagindo diretamente no mapa, com endereços disponibilizados pelo BC.
 
Ou seja, de forma geral ou específica é possível obter todas as informações a respeito do Sistema Nacional de Cooperativas de Crédito em vários níveis, escolhendo entre Dados Financeiros, Ranking, Cooperados e Evolução na Década, de forma fácil, rápida e precisa.

Sobre a Confebras 
A Confebras é uma entidade suprassistêmica do cooperativismo de crédito. Com sede em Brasília, reúne 36 instituições filiadas, 452 filiadas indiretamente e mais de 6,4 milhões de associados totais indiretos. 

Mantém a única editora brasileira com obras exclusivas sobre o setor, além de oferecer cursos na plataforma EaD (ensino a distância), desenvolver o Programa CooperaEduca para o público infanto-juvenil, promover intercâmbios técnicos internacionais e eventos voltados às lideranças cooperativistas, além de ser porta-voz das reivindicações setoriais junto ao Legislativo e Executivo nacionais.

Fonte: Confebras - Assessoria de Imprensa.