null Agência de Campo Novo do Parecis comemora três anos como case de sucesso no Sistema Sicoob

12/06/2020 11:35

 

A semana tem sido de festa para o Sicoob União MT/MS. A cooperativa, que havia comemorado três anos em Nova Mutum na segunda-feira (8 de junho), nesta sexta-feira (12) celebra também os três anos de atuação em Campo Novo do Parecis. Mesmo com pouco tempo de funcionamento, a agência se tornou destaque dentro do Sistema consolidando o nome do Sicoob na região do Médio Norte mato-grossense.

Em ambos os casos a decisão por abrir agências recaiu sobre o potencial de crescimento das cidades e da pujança na área do agronegócio, explica o diretor executivo do Sicoob União MT/MS, José Augusto Manzano Indalécio. Mas, no que diz espeito a Campo Novo do Parecis, o desempenho foi muito além do esperado, destaca ele.

Hoje a unidade, que conta com 1500 associados, pode ser considerada a que possui maior volume de recursos e carteira de crédito no âmbito da cooperativa, incluindo todas as agências, tanto da capital como do interior. “Campo Novo superou todas as expectativas de crescimento. Hoje é uma agência considerada case de sucesso dentro do Sicoob”, salienta o diretor. 

A diretora comercial do Sicoob União MT/MS, Rosane Gonçalves da Silva Herculino, reforça explicando que a agência se consolidou com números bastante expressivos tanto em crédito rural como investimentos. “Fazem parte de sua carteira muitos produtores que estão ligados à fundação da cidade, pessoas que acreditaram no cooperativismo e no relacionamento mais próximo que ele propõe”, avalia. Atraiu inclusive outras cooperativas, como a Coprodia, que é voltada a produção de açúcar e etanol na região, exemplifica.

A gerente da agência de Campo Novo do Parecis, Adriane da Silva Luz, reconhece que o resultado alcançado foi surpreendente. Segundo ela, no início a maioria das pessoas contatadas sequer conhecia o Sicoob. Em pouco tempo a cooperativa ganhou tamanha projeção que até promoveu mudanças no mercado local. Ela lembra que no início havia um domínio dos grandes players na adquirência e hoje a maquininha Sipag é amplamente difundida, fazendo com que a concorrência tivesse que oferecer condições melhores para continuar competitiva, conta.

Outro fator que ela considera determinante é a vocação inclusiva do cooperativismo. Adriane lembra que muitos produtores considerados pequenos procuraram o Sicoob União MT/MS porque haviam sido recusados pelos grandes bancos. Além de serem enxergados, eles se sentiram acolhidos no Sicoob, com atendimento diferenciado, melhores taxas e o fato de se sentirem realmente os donos do negócio, analisa a gerente.

A procura não se restringiu ao início. Ela continua, mesmo em tempos de isolamento social. Segundo Adriane, a agência abriu contas e realizou muitos negócios no período, claro, com todos os cuidados necessários para a segurança tanto de associados como de funcionários, sempre respeitando as determinações da prefeitura em relação ao funcionamento.

A agência vem atuando fortemente também com ações voltadas à comunidade, acrescenta. Ela vai desde o apoio a atividades ligadas ao esporte até a arrecadação de alimentos como a que está sendo feita juntamente com o Sicoob Central Rondon para auxiliar famílias carentes de Campo Novo do Parecis, finaliza a gerente.