null Agricultor precisa ficar mais conectado

26/03/2021 12:26

Ivan Ramos: a tecnologia chegou ao campo, falta aumentar a conectividade

Por Ivan Ramos – diretor executivo da Fecoagro

O setor agropecuário brasileiro tem sido referência, no país e no exterior. Ouvimos com frequência que o Brasil em breve será o celeiro que garantirá alimentos para a crescente população mundial. Já somos grandes produtores de diversos produtos e cada ano avançamos mais na produção e produtividade. Também somos destacados no uso de novas tecnologias na área agrícola. Não apenas em novos produtos, nos plantios e nas genéticas agrícola e pecuária, como também na adoção e no manuseio de equipamentos de última geração. A tecnologia chegou ao campo com equipamentos jamais vistos e que poucos acreditavam que poderiam chegar ao Brasil tão rapidamente. Hoje tudo passa a ser automatizado, reduzindo custos, tempo e resultados com precisão.  É possível aproveitar cada vez mais o que se tira da terra. Mas nem tudo são rosas.

Enquanto a cidade avança nas comunicações, o campo padece. A tecnologia da informação está cada vez mais rápida e detalhada, mas ainda está limitada a uma camada da população que mais consome do que produz alimentos. São poucos os produtores que podem dispor da modernidade em conectividade. Os últimos números publicados mostram que apenas 30% do meio rural dispõem de internet de qualidade. Enquanto as máquinas e os insumos avançam aceleradamente, as comunicações no campo seguem a passos lerdos. Os robôs estão disponíveis para o campo, mas sofrem por não poder se conectar com os meios urbanos para alcançar o mundo das comunicações. Quanto menor e mais distante a propriedade rural, maior a dificuldade de se nivelar o campo com a cidade, na área de comunicações.

Santa Catarina, por ser um estado minifundiário sofre ainda mais. O governo do Estado pretende minimizar esse problema. O secretário da Agricultura Altair Silva está anunciando um projeto de levar a internet por fibra ótica ao interior. Ele destaca que nada adianta termos nota fiscal eletrônica rural, termos GPA moderno no controle dos rebanhos pecuários e não conseguirmos transmitir as informações aos bancos de dados ou a quem de direito, por falta de velocidade e instantaneidade na internet.

Portanto, a tecnologia na produção no campo é uma realidade, mas nas comunicações é uma raridade. Espera-se que essa proposta da Secretaria da Agricultura avance e, assim, o produtor rural, especialmente os jovens, tenham os mesmos direitos de se comunicar com o mundo, como acontece nos meios urbanos. A Internet, o Whatsapp, o Facebook, o Instagram e outros sistemas precisam chegar ao interior para possibilitar a verdadeira inclusão social cidade-campo. Pense nisso.

Fonte: Fecoagro.