null Saiba qual é sua personalidade financeira e aprenda a lidar melhor com as finanças pessoais

26/03/2021 15:03

Por Marcos Roberto Pinto*

Talvez você pense que o dinheiro é algo sem sentido ou até ruim, enquanto outras pessoas entendem que ele pode ser uma medida do sucesso. Cada um irá atribuir um sentido ou significado maior para o dinheiro. Segundo o escritor e especialista em finanças pessoais norte-americano Jordan Goodman, em seu livro “Descubra sua Personalidade Financeira”, “o dinheiro nunca é apenas dinheiro, e sim um repositório para nossos mais profundos receios, dúvidas, inseguranças, ansiedades, impulsos agressivos e até mesmo para a percepção do eu.”

Como você se sente em relação ao dinheiro e suas finanças é produto do que você aprendeu com seus pais, com suas ações e exemplos. Isso acaba por moldar seu padrão de comportamento em relação às suas finanças.

Conhecer qual padrão de comportamento você aprendeu permitirá conhecer seus pontos fortes e fracos e quais mudanças são necessárias. Não querer saber, manterá você no mesmo lugar, seja ele qual for.

Em sua obra, Goodman afirma que existem seis tipos de personalidade financeira. Veja abaixo com qual delas você mais se identifica. Não há um perfil melhor ou pior que outro. O importante é tomar consciência da atitude de cada perfil em relação às finanças, saber que todos têm pontos fortes e que são os recursos necessários para gerenciar bem suas finanças e evitar o que pode impactar negativamente sua vida financeira. Também recomendamos a leitura do livro de Goodman para complementar o seu aprendizado. Afinal, conhecimento é sempre a chave para crescermos em todas as áreas da vida.

OS BATALHADORES

Esse perfil percebe o dinheiro e o que ele pode comprar como um indicador de sucesso e, por isso, buscam adquirir e comprar coisas que expressem esse sucesso, e deixam com que os outros saibam o quanto têm. Dar a impressão de que é bem-sucedido é importante pois acredita que assim terá sucesso. Pensa que só obterá respeito se sua imagem expressar status. Normalmente procura viver com padrões além dos seus recursos e acaba se endividando além do razoável.

Ponto forte: energia e motivação para fazer as coisas acontecerem.

Ponto fraco: superestimar seus rendimentos e subestimar suas despesas.

OS AVESTRUZES

Esse tipo costuma sentir-se constrangido quando o assunto é dinheiro. Alguns tipos sentem orgulho pela indiferença que tem referente ao dinheiro e outros darão atenção ao tema apenas em uma situação de crise. Normalmente prefere transferir a gestão do dinheiro para outra pessoa, é comum sentir-se incapacitado e confuso quando o assunto são finanças pessoais. É comum encontrar nesse tipo a esperança de que algum evento ou pessoa venha salvá-lo de seus problemas financeiros.

Ponto forte: concentração na criatividade, produtividade, na responsabilidade diante dos outros e em desenvolver bons relacionamentos.

Ponto fraco: justamente estar alienado de suas finanças.


OS ENDIVIDADOS

São compradores compulsivos que preferem a emoção de comprar à segurança de ter. Entretanto em muitas situações não têm recursos suficientes para arcar com seus gastos, seja por eventos como desemprego ou alguma emergência pessoal. Esse tipo normalmente possui vários cartões de crédito com limite estourado e busca novos empréstimos para liquidar o que já deve.

Ponto forte: capacidade de se reconstruir, de se revigorar após experiências muito difíceis. Sua capacidade de recuperação é sua força.

Ponto fraco: negação da maneira de como deve lidar com suas finanças. Quando a realidade é dura, por exemplo, falta dinheiro, tende a negar isso e endividar-se ainda mais.

OS COMODISTAS

Apresentam um perfil financeiro mais estável, normalmente são organizados e responsáveis e sentem orgulho da maneira como vem gerenciando seu dinheiro. Em relação às suas finanças, costumam ser conservadores e bem-sucedidos.

Ponto forte: organização e responsabilidade mantendo-se concentrado sempre na estabilidade.

Ponto fraco: justamente deixar tudo como está, afinal, se tudo está bem, não há necessidade alguma de mudança.

OS GRANDES APOSTADORES

Normalmente corre mais riscos que os outros perfis para atingir suas metas. Confia em seus instintos de que o risco compensará e conduzirá a um resultado rentável e contínuo. Acredita que a única maneira de conseguir o que deseja na vida é correndo riscos. É comum considerar um grande risco como suficiente para compensar o que você receia ser seu potencial limitado e perdedor.

Ponto forte: elevada tolerância ao risco e a confiança em sua visão.

Ponto fraco: considerar os aspectos negativos do risco e como isso pode afetá-lo.

OS ESQUILOS

São motivados pelo medo da perda. Apresentam um medo secreto de perder tudo e acredita que seus recursos nunca são suficientes.  Esse medo pode levá-los a serem poupadores exagerados, vivendo muito aquém de suas possibilidades.

Ponto forte: justamente sua competência em administrar seu patrimônio.

Ponto fraco: não desfrutar o que poderia dos recursos que tem.

* Marcos Roberto Pinto é analista do Mercado Financeiro – CNPI – APIMEC

mestre em contabilidade empresarial e gerente de Investimentos da Sicoob Credisul.