null Agronegócio impulsiona financiamento de crédito rural na região de Itapiranga

19/03/2021 12:26

Aloisio André Weber: mais de R$ 60 milhões para os produtores rurais

A região de Itapiranga (SC) registrou acréscimo de 10% no volume liberado em operações de financiamentos para o Plano Safra, por parte do Sicoob Creditapiranga. Foram mais de R$ 60 milhões destinados principalmente para projetos na suinocultura, avicultura e atividade leiteira em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste.

O diretor Operacional do Sicoob Creditapiranga, André Weber, elogiou a organização e empreendedorismo dos produtores rurais dos três municípios. A cooperativa também possui atuação no Rio Grande do Sul, onde está implantando trabalho de parceria com o setor agrícola.

Weber alertou para a necessidade e a importância de um planejamento criterioso. André Weber observa que o investimento deve gerar receita para honrar os compromissos e melhorar a qualidade de vida da família.

Investimento sem planejamento gera dificuldades e até falência e por isso é preciso ter critério no momento de contrair o financiamento. Weber garante que o Sicoob possui inadimplência muito baixa e isso é fruto do trabalho feito com o associado passando orientações e diálogo para a melhor decisão. 

O princípio é de que a inadimplência inicia no momento do crédito, pois o trabalho de orientação inclui dizer não ao associado caso o projeto seja inviável. Segundo André Weber, a cooperativa visa o desenvolvimento do associado e não uma situação que acabe em transtornos.

A produção de alimento possui grande demanda mundial e isso é positivo para os agricultores. A preocupação é com o custo de produção que gera queda na margem de lucro. André Weber disse que o Plano Safra tem limite de valores e no momento os recursos já acabaram.

As instituições já iniciam o trabalho para o próximo Plano Safra mantendo projetos prontos para serem operacionalizados. Weber diz que um dos fatores que mais influencia na busca por recursos é a necessidade de uso de tecnologia nas atividades agrícolas. “A falta de mão de obra e eliminação do esforço físico exigem máquinas e modernização na suinocultura, avicultura e produção de leite”, concluiu.

Fonte: Rádio Peperi.