
O Sicoob Leste foi reconhecido pelo Sistema OCB/Sescoop Alagoas pelo desempenho e engajamento na promoção da educação cooperativista por meio da plataforma CapacitaCoop. A entrega simbólica da premiação ocorreu no dia 26 de fevereiro, durante visita institucional à sede do Sicoob em Alagoas, conduzida pelo superintendente do Sescoop/AL, Adalberon Sá.
A cooperativa conquistou o 3º lugar na categoria “Número de cursos concluídos”, resultado que evidencia o compromisso de colaboradores e cooperados com o desenvolvimento contínuo e a busca por conhecimento. Participaram do momento o presidente Nivaldo do Nascimento, o vice-presidente João Monte e os diretores Welito Lopes e Jailson Almeida, reforçando o alinhamento da liderança da cooperativa com as ações de incentivo à qualificação e ao fortalecimento do cooperativismo.
O CapacitaCoop é uma plataforma gratuita de cursos on-line voltados ao desenvolvimento do cooperativismo, oferecendo conteúdos nas áreas de cooperativismo, comunicação, marketing, escrita e outros temas estratégicos para a formação profissional e cidadã.
Para o presidente Nivaldo do Nascimento, o reconhecimento representa também um estímulo para ampliar ainda mais as ações voltadas à educação cooperativista.
“Recebemos esse reconhecimento com muita gratidão. Ele reforça que estamos no caminho certo ao estimular a capacitação de cooperados e colaboradores. Além das iniciativas internas, como o Sicoob Universidade, plataformas como o CapacitaCoop ampliam o acesso ao conhecimento e fortalecem a cultura cooperativista, preparando as pessoas para os desafios do presente e do futuro”, destacou.
O vice-presidente João Monte ressaltou que o incentivo à formação está diretamente ligado aos princípios que sustentam o cooperativismo.
“A educação, formação e informação são princípios fundamentais do cooperativismo. Quando estimulamos o aprendizado contínuo, fortalecemos não apenas a cooperativa, mas também cada cooperado, tornando o sistema mais consciente, participativo e preparado para crescer de forma coletiva”, afirmou.
O resultado reafirma o compromisso do Sicoob Leste com a educação como um dos pilares do cooperativismo, incentivando o aprendizado contínuo como ferramenta de desenvolvimento coletivo e de fortalecimento da atuação cooperativa na comunidade.