null Fundada primeira Sociedade Garantidora de Crédito da Região Noroeste do país

04/03/2021 18:02

Formada por um grupo de associações empresariais e apoiada pelo Sicoob Norte e Sebrae, a SGC Rondon Garante foi constituída no dia 26 de fevereiro e deverá atender micro e pequenas empresas.

A primeira Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) da Região Noroeste do país, a Rondon Garante, fundada no dia 26 de fevereiro, é formada por um grupo de associações empresarias, com o apoio do Sicoob e Sebrae. A SGC atuará como fundo garantidor para que instituições financeiras aprovem financiamentos em condições mais adequadas e vantajosas às micro e pequenas empresas.

O presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, conduziu a Assembleia de Constituição da SGC Rondon Garante, realizada de forma digital, com a participação do presidente da Central das Associações e Sociedades Garantidoras de Crédito do Brasil, Augusto Sperotto, o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Célio Lang, representantes do Sicoob, Sebrae (Daniel Pereira e Samuel Almeida), Governo do estado de Rondônia (Paulo Renato Haddad), Organização das Cooperativas de RO (Salatiel Rodrigues de Souza) e associações empresariais.

Oberdan destaca a importância da SGC para o desenvolvimento dos pequenos negócios, isso porque a Sociedade Garantidora viabiliza à micro e pequenas empresas o acesso ao crédito melhor estruturado junto às instituições financeiras.

“Geralmente as micro e pequenas empresas têm dificuldade em acessar recursos para o desenvolvimento de suas atividades por não terem garantias, afinal de contas são pessoas que estão começando os negócios e ainda não dispõem de patrimônio. Sabemos que é justamente esse público que faz diferença na geração de empregos, e a SGC é o instrumento para que esse público consiga ter uma carta de garantia e possa ir até as instituições financeiras e assim acessar um crédito bem estruturado”, disse o presidente do Conselho de Administração da Sicoob Credip.

A Rondon Garante é um projeto que nasce a várias mãos. Assim como o Sicoob, o Sebrae também está aportando recursos no fundo garantidor. Além disso, a entidade será o braço técnico, oferecendo capacitações técnicas aos pequenos negócios. “Esse é um momento histórico, a criação dessa Sociedade Garantidora de Crédito nos ajudará a levar crédito àqueles empreendedores que não têm acesso a recursos”, disse o superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira.

Para que a SGC entre em funcionamento, ainda faltam a conclusão do registro da documentação de constituição e a elaboração dos normativos internos.

 

Entenda o funcionamento da SGC

A Sociedade Garantidora de Crédito não faz empréstimos ou financiamentos, mas fornece aos seus associados garantias (aval ou fiança) nas operações de crédito realizadas nas instituições financeiras, sejam bancos ou cooperativas de crédito.

Para ter acesso ao fundo, a empresa precisa primeiramente se associar a SGC, depois o empreendedor apresenta a demanda de crédito e as linhas que deseja pleitear junto às instituições financeiras. O projeto é analisado tanto pela instituição financeira como pela Sociedade Garantidora e caso o pedido seja aprovado, a operação de crédito é formalizada.