null Pense Sicoob destaca projeto de educação financeira do Sicoob Credceg

08/01/2026 16:53

O Pense Sicoob, realizado nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília, reuniu lideranças do sistema Sicoob, parceiros, autoridades e formadores de opinião para debater temas estratégicos para o fortalecimento do cooperativismo financeiro no Brasil. Um dos destaques do evento foi o Sicoob Credceg, cooperativa com origem entre transportadores rodoviários de veículos, que apresentou iniciativas sociais baseadas em ações simples, planejadas, personalizadas e consistentes.

Durante o encontro, a Credceg compartilhou quatro cases, entre eles o Concurso Cultural, desenvolvido em parceria com o Instituto Sicoob. A iniciativa, que começou atendendo 40 crianças em duas escolas, hoje alcança cerca de 1.500 alunos em mais de nove instituições de ensino de São Bernardo do Campo e São Paulo, com atividades alinhadas ao calendário escolar e temas voltados ao cooperativismo, cidadania e sustentabilidade.

Outro projeto apresentado foi o de educação financeira com atividades lúdicas, como jogos e contação de histórias, que já impactou cerca de 20 mil crianças, ampliando o engajamento dos alunos e a adesão de novas escolas.

A Credceg também apoia projetos esportivos, educacionais e de inclusão social. Entre eles está o “Sophia Vem Comigo”, que acompanha a participação de Sophia, uma criança PNE que corre junto com o pai e emociona o Brasil. “Quando iniciamos o patrocínio da Sophia, ela tinha 15 mil seguidores; hoje, mais de 102 mil pessoas acompanham sua jornada”, afirma Elaine Regina, diretora executiva do Sicoob Credceg. A cooperativa também apoia Josué, atleta de jiu-jitsu, e Lorenzo, que participou de uma olimpíada de matemática e ciências na China, além de patrocinar diversas corridas no Brasil e no exterior.

Além dos projetos educativos e esportivos, a Credceg promove eventos de relacionamento com cooperados e colaboradores, como cafés da manhã temáticos que abordaram temas como combate ao etarismo, empoderamento feminino, Libras e campanhas de conscientização. “Cooperar também é ouvir, acolher e crescer juntos. Começamos e fomos aprendendo enquanto fazíamos. Ver todas essas iniciativas crescerem e impactarem tantas vidas mostra que o cooperativismo realmente transforma realidades e as ações podem ser realizadas com aquilo que temos em mãos”, reforça Elaine Regina.