Produtor de Cacoal aposta no cacau e se destaca entre os melhores do país - Nacional
null Produtor de Cacoal aposta no cacau e se destaca entre os melhores do país

Cooperado da Sicoob Credip, agricultor diversificou a produção com apoio técnico e familiar e se destacou pela qualidade do cacau na primeira safra.
Na Linha 13, zona rural de Cacoal (RO), o produtor rural Luiz Anastasio, cooperado da Sicoob Credip, encontrou no cacau uma alternativa para diversificar a produção e fortalecer a atividade da família no campo. Cafeicultor há muitos anos e criador de gado, ele decidiu investir na cultura ao perceber a importância de não depender de apenas uma única fonte de renda na propriedade.
O plantio do cacau teve início em 2021 e, segundo o produtor, os primeiros passos foram desafiadores. “No começo foi difícil, porque eu não conhecia a cultura. Tudo era novo”, relembra. O aprendizado veio com o apoio técnico do SENAR e com a dedicação da família, que participa diretamente de todas as etapas do processo produtivo, caracterizando uma produção de base familiar.
Atualmente, a propriedade conta com cerca de 2.300 pés de cacau, distribuídos em 10 diferentes clones. Já na primeira safra, colhida em 2025, Luiz foi incentivado a produzir um lote voltado à qualidade do cacau e a participar, pela primeira vez, de um concurso nacional. O destaque veio com o clone Cepec 2002, que garantiu o terceiro lugar na categoria varietal.
Para alcançar o resultado, o produtor seguiu rigorosamente as etapas de colheita, fermentação e secagem das amêndoas, processos determinantes para a qualidade final do produto. “A gente está fazendo parte da cadeia do cacau, uma cadeia muito boa. Foi uma emoção muito grande, porque a gente não tinha aquela expectativa. Mas depois que consegue, dá mais força para continuar nessa batalha”, conta.
Segundo Luiz, o trabalho exige dedicação constante. “Tudo começa na lavoura, na dedicação. Depois vem a colheita e a fermentação, que manda muito. É ali que a amêndoa chega no sabor que eles precisam. No nosso caso, conseguimos”, afirma. Mesmo sendo a primeira experiência com foco na qualidade da amêndoa, o produtor acredita que há espaço para avançar ainda mais. “Foi a primeira vez, com pouco conhecimento, mas foi esse pouco que me levou ao terceiro lugar. Agora a expectativa é continuar melhorando e buscar resultados maiores.”
Ao longo dessa trajetória, Luiz Anastasio destaca a parceria com a Sicoob Credip, da qual é cooperado, e o apoio recebido por meio de linhas de crédito voltadas à produção rural.
“A cooperativa está sempre pronta para apoiar o produtor que quer crescer. Com o acesso ao crédito, fica mais fácil investir, planejar e seguir em frente na atividade agrícola”, destaca Luiz Anastasio.
A história do produtor reforça o potencial da cacauicultura em Rondônia e evidencia como a diversificação da produção, aliada à orientação técnica, dedicação familiar e apoio cooperativista, pode gerar resultados positivos e sustentáveis no campo.
A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são mais de 160 mil cooperados, 47 pontos de atendimento físicos, 1 digital, e um crescimento acima da média