null Aluno com deficiência visual de escola pública de Garça vence concurso nacional do Instituto Sicoob

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Desenho, que retrata cena de inclusão vivida no cotidiano escolar, se destacou entre mais de 200 mil trabalhos inscritos de todo o Brasil.


É na sensibilidade que a rotina ganha novos significados e, às vezes, se torna extraordinária. Gustavo Miguel de Almeida, de 9 anos, fez disso um gesto concreto e foi além. Com papel, lápis de cor e Braille, o aluno da rede municipal de Garça (SP) venceu a etapa nacional do 14º Concurso Cultural do Instituto Sicoob, na categoria ‘desenho’, disputada por mais de 200 mil estudantes de todo o Brasil. 

Como reconhecimento ao trabalho desenvolvido, o aluno, que é deficiente visual, ganhou um troféu e uma viagem a Brasília (DF) para conhecer pessoalmente o Centro Cooperativo Sicoob (CCS), de 16 a 18 de dezembro. 

“Eu fiquei muito feliz, muito orgulhoso de mim”, revela o menino. 

Na etapa regional, Gustavo foi premiado com uma medalha e um tablet, que, segundo ele, “irá usar para jogar e estudar”. 

Concurso Cultural 

O programa fomenta o cooperativismo em escolas de ensino fundamental, tanto públicas quanto privadas, convidadas por uma cooperativa Sicoob, no caso, o Sicoob Paulista, além de cooperativas educacionais. 

Em 2025, o tema “Diversidade que soma, cooperação que multiplica” levou cerca de 660 mil estudantes de todo o país, do 3º, 5º, 7º e 9º anos, a retratarem esses valores por meio de desenhos, textos narrativos, poemas e tiras em quadrinhos.  

Nas mais de 20 cidades onde o Sicoob Paulista atua, no interior e na capital, dois alunos se destacaram: Ana Luiza Ferreira, da EMEF Profº Joel Job Fachini, em Araras (SP), que conquistou a etapa regional na categoria ‘poema’, e Gustavo, da EMEIF Profª Samira El Adass, reconhecido nacionalmente na categoria ‘desenho’. 

O garoto retrata em seu trabalho uma cena rotineira, mas totalmente especial: um momento no recreio escolar em que o melhor amigo, Bernardo, o ajuda a se locomover com sua bengala, mostrando que “na escola, a inclusão acontece”.  

“Quando vemos a história do Gustavo ganhar reconhecimento nacional, fica claro que o cooperativismo, quando integrado ao cotidiano escolar, promove inclusão, estimula talentos e constrói oportunidades reais para todos”, afirma o assessor institucional do Sicoob Paulista, Antônio de Souza. 

Além do resultado 

Neste cenário, a trajetória do pequeno ganhou força não apenas pelo talento e pela sensibilidade expressos no desenho, mas também pelo acompanhamento próximo de educadores e representantes do cooperativismo, que viram no cotidiano escolar a materialização dos valores que o Concurso Cultural se propõe a incentivar. 

“Foi um período dedicado à troca, em que cada contribuição retornava em forma de aprendizado e conexão. A experiência nos conduziu ao lúdico e à perspectiva inocente que as crianças têm do cooperativismo, nos fazendo refletir seriamente sobre o impacto do nosso sistema na sociedade”, relembra a secretária e integrante do comitê avaliativo do Instituto Sicoob, Gilmara Santos Machado. 

Histórias como a de Gustavo traduzem o impacto do Concurso Cultural ao aproximar valores cooperativos da realidade dos estudantes.

“Acompanhar o Gustavo Miguel, com nove anos, sendo deficiente visual, foi uma experiência muito grande para mim, como pessoa [...]. Todo mundo do CCS que teve contato com ele ficou encantado. É um menino muito inteligente, que tem uma deficiência, mas já sabe resolver assuntos de outras maneiras”, ressalta o conselheiro da cooperativa, Gerson Barbosa. 

Ao incentivar o olhar para o outro e o esforço coletivo, o programa amplia horizontes e deixa marcas que ultrapassam o período escolar. “Com toda a certeza, quero ter a chance de participar de novo. Vale a pena, mas você tem que se esforçar e ter fé”, destaca o aluno.

Publicado em 22 de dezembro de 2025

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