null Noite de sonhos, livros e educação financeira marca encerramento do projeto “Super Autor” em Augusto de Lima

12/12/2025 14:02

Livro inspirado no programa Financinhas nas Escolas foi lançado durante o evento

A Escola Municipal Professora Laura Martins viveu uma noite especial nesta quinta-feira, 11 de dezembro, em Augusto de Lima. O encerramento do projeto “Super Autor” transformou a escola em um espaço literário, com direito a noite de autógrafos protagonizada por alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental que, ao longo do ano, escreveram seus próprios livros.

Entre dezenas de histórias e jovens escritores, um autor chamou atenção pela maturidade de seu tema e pela relação direta com a vida real. Aos 11 anos, Emanuel Isaac Teixeira Silva lançou o livro “Quanto Vale um Sonho?”, uma narrativa construída a partir de vivências pessoais e do aprendizado adquirido no Programa Financinhas nas Escolas, que é promovido pelo Sicoob Credinor e Instituto Sicoob, por meio da Fundação Credinor.

Aluno dedicado e já familiarizado com o universo das finanças, Emanuel conta que sempre gostou de ajudar o pai, dono de uma pizzaria no município. “Meu pai tem uma pizzaria e eu sempre gostei de ajudar ele. Eu guardava dinheiro para poder ajudar nas nossas viagens, e depois que eu ganhei um cofrinho do Financinhas, passei a guardar mais ainda. Meu objetivo é comprar uma casa”, relata o jovem autor, que já conseguiu economizar mais de R$ 2.000,00.

A história que virou livro começou a ganhar forma ainda no primeiro semestre letivo. A professora responsável pelo trabalho de produção textual, Maria Rita Nunes Ferreira, conta que, em maio, iniciou as atividades de escrita com a turma e logo de início já percebeu o talento do aluno.

“Eu vi o texto dele falando sobre guardar dinheiro no cofrinho e sobre como ele ajuda o pai na pizzaria. Ele já lida com dinheiro no dia a dia. Então eu propus que a gente trabalhasse essa história e transformasse em um livro”, explica a educadora, que destacou ainda a importância de valorizar experiências reais no processo de aprendizagem.

Durante a cerimônia, Emanuel subiu ao palco para receber seus exemplares e participou da tradicional sessão de autógrafos, momento de alegria e aplausos dos colegas, familiares e professores. O momento foi ainda mais especial com a presença da equipe da Fundação Credinor, responsável pela execução do Programa Financinhas nas Escolas no município.

Como reconhecimento, o jovem autor foi presenteado com uma mochila da Fundação contendo todos os livros da coleção Financinhas, além de quebra-cabeça, cofrinho, bobbie goods e canetas para colorir, materiais que reforçam, de forma lúdica, os conceitos de educação financeira aprendidos ao longo do programa.

Para a coordenadora de cidadania e sustentabilidade da Credinor, Anna Caroliny Arruda, a noite fechou com chave de ouro mais uma edição do programa. “Viemos prestigiar o Emanuel, que escreveu um livro inspirado no Financinhas. Quando vemos uma criança aplicando na vida real aquilo que aprende, entendemos que o programa vai muito além da sala de aula, pois transforma histórias, sonhos e futuros”, pontua.