Sicoob participa de Sessão Especial do Ano Internacional das Cooperativas na Câmara Municipal de Salvador - Nacional
null Sicoob participa de Sessão Especial do Ano Internacional das Cooperativas na Câmara Municipal de Salvador
- Capa do artigo:
-

- Conteúdo:
Aconteceu na noite do dia 02 de dezembro, no Centro de Cultura Vereador Manuel Querino da Câmara Municipal de Salvador, a Sessão Especial do Ano Internacional das Cooperativas. O evento foi uma realização conjunta do Vereador Felipe Santana, do Sistema Oceb – composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – Oceb, e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA, da Cooperdoctor - Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área de Saúde e do Sicoob Central BA.
O ano de 2025 foi oficialmente declarado, pela ONU, como Ano Internacional das Cooperativas, com o tema: Cooperativas Constroem um Mundo Melhor, reafirmando, em âmbito global, a relevância do modelo de negócios cooperativista como vetor de desenvolvimento sustentável e um sinal de que as cooperativas oferecem soluções concretas, humanas e sustentáveis para os desafios econômicos e sociais do nosso tempo.
Segundo o Vereador Felipe Santana, a ONU declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas foi um reconhecimento global de que o modelo cooperativista oferece respostas reais, humanas e sustentáveis para os desafios sociais e econômicos da atualidade. "As cooperativas fortalecem as comunidades, geram renda, promovem a democracia econômica e constroem desenvolvimento com pertencimento, afastando as mazelas sociais", declara.
Também estiveram presentes na cerimônia o Presidente do Sistema Oceb, José Leôncio dos Santos Neto, presidente da Cooperdoctor - Cooperativa de Trabalho de Profissionais da Área de Saúde e Vandevaldo Teixeira Rios, presidente do Sicoob Central BA.
“Foi com grande honra que participei desta Sessão Especial em Celebração ao Ano Internacional das Cooperativas”, declara Carneiro. Para ele, foi um momento de celebrar um movimento que transforma vidas, amplia oportunidades e constrói desenvolvimento onde o mercado tradicional nem sempre alcança. “Aqui, reafirmamos que o cooperativismo é uma alternativa sólida, segura e moderna diante dos desafios econômicos e sociais do nosso tempo. Suas práticas estão alinhadas aos princípios do desenvolvimento sustentável, a inclusão social e ao fortalecimento da cidadania”, conclui.
Mais que uma forma de organização econômica, o cooperativismo é um modelo de negócios baseado em princípios e valores, que promove a inclusão, a solidariedade, a democracia econômica e o respeito ao meio ambiente.
- Foto da galeria (opcional):
- Baixar Foto da galeria (opcional)
- Título da foto (ocional):
- Subtítulo (opcional):