Presidente do Sicoob Coopacredi participa do LíderCoop 2025, programa de formação para dirigentes cooperativistas - Nacional
null Presidente do Sicoob Coopacredi participa do LíderCoop 2025, programa de formação para dirigentes cooperativistas

Iniciativa da OCEMG em parceria com a FDC reúne lideranças de várias regiões de Minas e fortalece a governança estratégica
A presidente do Sicoob Coopacredi, Viviane Michelle Rodrigues, participou da edição 2025 do LíderCoop, programa de formação voltado exclusivamente para dirigentes das cooperativas mineiras. Realizado pela OCEMG em parceria com a Fundação Dom Cabral, o curso contou com uma grade robusta, composta por 12 módulos distribuídos ao longo do ano, totalizando 96 horas de formação.
O cronograma abrange temas essenciais para o futuro das cooperativas, como cenário político-econômico, gestão estratégica, governança, compliance, inovação, transformação digital, cultura organizacional, autoliderança, finanças, orientação ao mercado, ESG e estratégias de longevidade no cooperativismo. Entre fevereiro e novembro, os encontros foram conduzidos por professores de referência nacional, como Paulo de Tarso Almeida, Carlos Bonato, Dalton Sardenberg, Rodrigo Baroni e Kedma Nascimento.

Viviane destaca que a participação no programa tem sido essencial para reforçar uma visão orientada ao futuro dentro da governança cooperativista. “O Programa LíderCoop permite aos dirigentes ampliar a capacidade de pensar estrategicamente, colocando as cooperativas em um novo patamar. Para mim, como presidente da Coopacredi, tem sido de grande relevância para que possamos colocar o olhar para o futuro como papel central da governança, com mais foco na estratégia e menos no operacional”, afirma.
“Agradeço à OCEMG pela oportunidade de participar e por sempre promover a capacitação continuada para o quadro funcional das cooperativas mineiras. O excelente desempenho do cooperativismo mineiro hoje a nível nacional advém dessa iniciativa da OCEMG de sempre colocar o conhecimento à disposição de todos, cumprindo os princípios cooperativistas”, complementa.

Segundo ela, participam do programa dirigentes muito competentes de vários segmentos. “Isso amplia o nosso olhar. E, enquanto mulher e jovem — sendo uma das dirigentes mais jovens da turma — vejo que é também uma oportunidade de trabalhar a diversidade dentro do cooperativismo mineiro”, finaliza Viviane Rodrigues.






André Luiz Costa | Comunicação Sicoob Coopacredi