null Startups precisam de redes locais de apoio para superar barreira do crédito, aponta Sicoob SC/RS

01/09/2025 11:59

Dados da Abstartups mostram que 65% das startups nunca receberam aporte. Dentre as que receberam, 68% tiveram o investimento vindo da própria cidade ou estado

Acesso a investimento continua sendo um dos principais desafios para as startups no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), 65,1% das empresas do setor nunca receberam aporte. Entre as que conseguiram, 68,1% tiveram o investimento vindo da própria cidade ou estado. 

Para a gerente Administrativa do Sicoob Central SC/RS, Camila Erika Nicolau, esse cenário reforça a importância de fortalecer ecossistemas locais de cooperação. “Quem vai investir em uma ideia que não sabe se vai dar certo? É preciso criar conexões, oferecer referências e apoio. Muitos empreendedores se sentem sozinhos nessa jornada”, afirmou ela durante a palestra "Ecossistemas que conectam: o cooperativismo como aliado das startups", realizada no Startup Summit 2025, em Florianópolis.

Camila defendeu que o cooperativismo pode ser um aliado estratégico das startups ao unir empreendedores em torno de objetivos comuns, criar proximidade e reinvestir na própria comunidade. “Nosso papel é apoiar, gerar prosperidade e promover justiça financeira. Queremos estar onde os bancos não querem estar”, destacou.

A gerente acrescentou que, além de soluções financeiras já conhecidas — como crédito, capital de giro, consórcios e cartões —, o Sicoob oferece programas de apoio à gestão, como o Se Liga Finanças, com cursos on-line gratuitos para microempresas. Na região Sul, a instituição já liberou mais de R$ 300 milhões entre 2024 e o primeiro trimestre de 2025, beneficiando 3,2 mil cooperados pessoa jurídica.

Com agências em 98% dos municípios catarinenses — à frente de bancos tradicionais como BB e Caixa —, o Sicoob reforça a atuação nacional aliada à proximidade regional. “As necessidades mudam de estado para estado. O cooperativismo nos permite oferecer soluções com voz, voto e participação de quem faz parte dele”, completou Camila.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.