
Em julho o Sicoob Credivar realizou a abertura oficial do Visionários Credivar, um programa de desenvolvimento de talentos idealizado pelo setor de Gestão de Pessoas, em parceria com áreas estratégicas e a Governança da cooperativa. A iniciativa visa identificar e preparar colaboradores que se destacam por sua excelência, dedicação e propósito, capacitando-os para futuras oportunidade profissionais e apoiando diretamente no processo de autodesenvolvimento.
Nesta primeira edição, 15 colaboradores foram selecionados entre diferentes setores administrativos, operacionais e agências, após um rigoroso processo de avaliação que incluiu indicações de lideranças, testes comportamentais e análise de um comitê especializado. Aos que residem em Varginha, separamos um momento especial com a entrega oficial do convite para a formação, e para os selecionados de fora da cidade, tivemos um momento único realizado por vídeo chamada entre gestor, selecionado e Unidade de Gestão de Pessoas, marcando o início de uma jornada de crescimento e transformação. Além dos selecionados, a cooperativa também reconhece os colaboradores que participaram do processo seletivo e demonstraram grande potencial, mesmo não tendo sido escolhidos nesta edição. A valorização de todos os talentos reforça o compromisso da Credivar com o desenvolvimento humano.
O programa terá duração de sete meses e será estruturado em módulos temáticos com foco no desenvolvimento generalista dos participantes. Os temas abordados incluem: jornada de autoconhecimento, DNA cooperativista, ESG e cultura, liderança, marketing, comunicação de alta performance, gestão mercadológica, gestão financeira, riscos, custos, BI e produtividade — todos conduzidos por profissionais renomados.
Segundo Adriana Iria, gerente de Recursos Humanos da cooperativa, o programa é um marco importante para o fortalecimento da cultura organizacional. “Investir no desenvolvimento de talentos é investir no futuro da cooperativa. O Visionários Credivar é uma oportunidade de reconhecer e qualificar profissionais que já demonstram excelência, preparando-os para desafios ainda maiores” explica.
Para o diretor administrativo, Ricardo Borges, o programa reforça o compromisso do Sicoob Credivar com o capital humano: “Acreditamos que o crescimento sustentável da cooperativa passa, necessariamente, pelo desenvolvimento das pessoas. O programa é um investimento direto na inteligência e no potencial dos nossos colaboradores.”
Já o diretor de negócios, Lucas Paiva, destacou o impacto estratégico da formação de líderes que garante que a cooperativa esteja sempre pronta para inovar, crescer e se adaptar. “O Visionários Credivar é uma semente que plantamos hoje para colhermos resultados sólidos no futuro.”
O diretor de controle e riscos, Arthur Porchat, parabenizou os participantes selecionados: “Quero deixar meus parabéns a todos os colaboradores escolhidos. Que esse programa seja uma jornada de crescimento e transformação.”
O nome “Visionários” simboliza o espírito inovador, proativo e inspirador que a cooperativa busca cultivar: profissionais que enxergam além do presente, antecipam tendências e lideram com coragem e criatividade.
Com essa iniciativa, o Sicoob Credivar reafirma seu compromisso com a valorização das pessoas, a excelência na gestão e a construção de um futuro cooperativo ainda mais forte e sustentável.