null Agricultores de Piên poderão ter linha de crédito diferenciada

08/02/2021 09:37

Produtores de tabaco no município precisam de crédito para aquisição de gerador próprio de energia

A Secretaria de Agricultura de Piên (PR) está procurando auxiliar o produtor rural para conseguir linhas de créditos mais baixa para a aquisição de equipamentos. Para isso o secretário de Agricultura Carlos Magon e o secretário de Governo Josnei Grosskopf, estiveram reunidos com representantes da agência do Sicoob Credinorte no município.
Uma das dificuldades encontradas pelo agricultor de Piên é quanto à instabilidade do sistema de energia elétrica da região. “Principalmente o produtor de fumo, sofre muito com a queda de energia”, comentou Carlos. Segundo ele, esta instabilidade acaba causando prejuízos e faz com que a produção não consiga nem mesmo ser comercializada.

A prefeitura de Piên tem feito neste início de ano várias visitas a lideranças estaduais e até mesmo à direção da Copel para resolver este problema que se arrasta ao longo dos anos. Uma das formas para minimizar essa situação, está em facilitar o acesso do produtor rural à aquisição de gerador próprio de energia. Atualmente, modelos funcionais que atendam a até duas estufas custam cerca de R$ 7 mil e, às vezes, o produtor não tem o dinheiro à vista para fazer o investimento.

Em reunião com a gerente da agência do Sicoob Credinorte de Piên, Patrícia Cunha Friedrich, foi apontada a possibilidade de fazer uma linha de crédito em que o produtor consiga, a juros mais baixos, emprestar o dinheiro para a aquisição do gerador e pagar anualmente após a venda da colheita. “O investimento em um gerador próprio é extremamente viável e em pouco tempo se paga, uma vez que o produto terá mais qualidade e melhor preço de venda”, disse o secretário.

A ideia é realizar um projeto contemplando a aquisição do gerador, modelo à diesel, e incluir no pacote o painel de controle, a instalação e a manutenção do equipamento. “Queremos que o produtor receba o gerador em sua propriedade instalado e funcionando”, frisou o secretário de governo Josnei Grosskopf.

A gerente da agência Sicoob explicou que existem alguns programas exclusivos para o agricultor, porém, uma das dificuldades encontradas é sobre a documentação. “Muitas propriedades não têm a documentação atualizada e isto dificulta na hora de conseguir empréstimos a longo prazo”, disse Patrícia. Segundo ela, a cooperativa vai estudar uma possibilidade para atender o produtor com uma linha de crédito que ofereça taxas de juros menores, porém, é importante o produtor buscar a regularização do seu imóvel. 

“Se conseguirmos fazer o pagamento em menos tempo podemos estudar uma taxa menor que a oferecida atualmente”, disse ela, explicando que nos programas atuais a cooperativa apenas faz a operação do empréstimo. Já caso consiga fazer em menos pagamentos, a instituição poderá fazer o empréstimo com recursos próprios. Neste momento, a cooperativa busca ainda uma linha que permita o empréstimo mesmo o agricultor não obtendo toda a documentação exigida em outros contratos.

Para o prefeito Maicon Grosskopf, esse incentivo é importante para garantir um melhor preço final, principalmente ao produtor de tabaco. O prefeito disse que está buscando solução junto à Copel para estabilizar o sistema de energia da cidade, mas reconhece que é uma tarefa difícil de conseguir. “Se o pessoal da prefeitura pudesse subir num poste e arrumar a luz, faríamos, mas infelizmente não é competência da prefeitura o fornecimento de energia elétrica”, disse o prefeito.

Fonte: Jornal O Repórter. Foto: lavoura de tabaco em Piên.