Projeto social combate hanseníase em comunidade no MT - Nacional
null Projeto social combate hanseníase em comunidade no MT

Apoiada pela Sicoob Credip, iniciativa realizada no distrito de Nova União (MT) realizou cerca de 70 atendimentos e identificou 9 casos positivos da doença, possibilitando o início imediato do tratamento e evitando possíveis sequelas.
Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce da hanseníase, o projeto social Ponto Final na Hanseníase levou atendimento médico especializado ao distrito de Nova União, em Cotriguaçu (MT). A iniciativa, apoiada financeiramente pela Sicoob Credip por meio de seu fundo social, atendeu cerca de 70 moradores e identificou 9 casos positivos da doença, permitindo o início imediato do tratamento e contribuindo para evitar complicações e a transmissão.
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta a pele e os nervos periféricos. A transmissão ocorre por contato próximo e contínuo com pessoas não tratadas. A enfermidade tem cura, e o diagnóstico precoce é fundamental para impedir a evolução da doença e a ocorrência de sequelas.
A ação foi idealizada a partir da percepção do aumento de casos na comunidade e da necessidade de respostas mais ágeis e especializadas. A cooperativa financiou consultas com uma médica infectologista, que realizou os atendimentos e os exames necessários para confirmação dos casos. Todos os pacientes diagnosticados já estão recebendo acompanhamento adequado.
Morador da comunidade e idealizador do projeto, Fabiano Gomes Barbosa destacou a importância da iniciativa. “A chegada da Sicoob Credip com esse esforço social foi essencial. Trouxeram a médica, realizaram os exames e deram todo o suporte necessário para que os atendimentos acontecessem. Foi uma ação de grande valia para todos nós”, afirmou Fabiano.
Segundo o gerente do Ponto de Atendimento da Sicoob Credip em Nova União, Cristy Junior Dutra da Luz, o envolvimento da comunidade foi determinante para o sucesso da ação.
"O Fabiano teve um papel essencial, mobilizando os moradores e incentivando a participação. Mesmo com atendimento gratuito, muitas pessoas precisavam de estímulo para comparecer. Mais do que o apoio financeiro, essa ação mostrou a força do cooperativismo quando nasce da própria comunidade”, comentou.
O projeto é um dos mais de 160 contemplados pelo fundo social da Sicoob Credip em 2024. Além de possibilitar o atendimento médico, a ação gerou mobilização local e reforçou o papel da cooperativa na formação de lideranças comprometidas com o desenvolvimento da comunidade.
“Quando o cooperado dá as mãos à cooperativa e atua com propósito, conseguimos promover mudanças reais, que vão muito além do aspecto financeiro. Estamos formando cidadãos cooperativistas, e isso é parte da nossa vocação”, conclui o gerente.
A Sicoob Credip é uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, presente nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo são mais de 150 mil cooperados, 47 pontos de atendimento físicos, 1 digital, e um crescimento acima da média.