null Dia C 2020 beneficiou 7,8 milhões de brasileiros

13/01/2021 16:44

Crédito foi o ramo com mais iniciativas, a maioria com foco no combate ao novo coronavírus

Se 2020 foi, por um lado, um ano cheio de desafios, por outro mostrou que a cooperação é capaz de mover e transformar o mundo. Vimos isso com os pequenos cuidados como ficar em casa, usar máscaras, doar alimentos, equipamentos e muito mais. Aqui no Brasil, das pequenas às grandes ações, as cooperativas mostraram que estão preparadas para transformar o país num lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

E são os números do Dia de Cooperar (Dia C) que comprovam o quanto as cooperativas atuam para reduzir as desigualdades e contribuem com a erradicação da pobreza extrema, foco da ONU por meio de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2020, mais de 7,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Se considerarmos as ações focadas no combate ao novo coronavírus, bem como à redução dos efeitos da covid-19, o total de ações realizadas no ano passado foi 2.159. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.

“Gratidão é a palavra que melhor define o nosso sentimento em relação ao compromisso das cooperativas com o país e que foi mostrado ao longo de todo o caótico 2020. O ano passado não foi fácil, mas mesmo assim, o número de pessoas beneficiadas com as iniciativas do Dia C cresceu 197% em relação a 2019. O mesmo ocorreu com a quantidade de cooperativas envolvidas. O percentual foi de mais de 30%, comparado com o ano anterior. E, mesmo com o distanciamento social, o número de voluntários também foi maior”, avaliou o presidente do Sistema da Organização das Cooperativa Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas.

Ramo Crédito
O ramo com mais iniciativas realizadas é o Crédito, com 2.025, sendo que, desse total, 1.558, ou seja, 76,4% tiveram como focos o combate ao novo coronavírus e à diminuição dos efeitos da covid-19.

ODS
A maior parte das iniciativas do Dia C, em 2020, estava relacionada aos ODS na área de saúde e bem-estar. Das 2,8 mil iniciativas e ações, 1.480 estavam focadas nesses dois aspectos, sendo que, desse total, 1.214 estavam ligadas à redução dos efeitos da pandemia.

Fonte: OCB – Assessoria de Imprensa.