Sicoob Central SC/RS comemora 39 anos - Nacional
null Sicoob Central SC/RS comemora 39 anos

Rui Schneider da Silva: Sicoob Central SC/RS tem 38 cooperativas que atuam nos três estados do Sul e possui 1,5 milhão de cooperados
O Sicoob Central SC/RS comemora hoje – 8 de novembro – 39 anos de fundação. Em 1985, 27 delegados, representantes de sete cooperativas singulares de crédito e duas de produção rural, reuniram-se em Itapema (SC) para fundar a Cooperativa Central de Crédito Rural de Santa Catarina (Cocecrer/SC). O objetivo, à época, era “organizar em comum e em maior escala os serviços econômicos e assistenciais de interesse das filiadas, integrando e orientando suas atividades”.
Depois de realizar uma reestruturação interna, em 31 de outubro de 1997 a Cocecrer/SC passou a integrar o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e mudou o nome para Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina (Sicoob Central SC). Em 2009 com a permissão do Banco Central do Brasil para atuar também no Rio Grande do Sul, se transformou em Sicoob Central SC/RS.
O Sicoob Central SC/RS possui 38 cooperativas que atuam nos dois estados e em parte do Paraná. A entidade, que congrega e representa suas cooperativas, tem por objetivo organizar, em comum e em maior escala, os serviços econômico-financeiros, e dar assistência às filiadas com vistas à integração do Sistema.
“O papel das cooperativas e da Central é o de ajudar os associados do Sistema, pessoas físicas e jurídicas, a encontrar soluções financeiras mais adequadas para as suas necessidades. Como o cooperativismo não visa lucro, pode oferecer produtos e serviços financeiros de qualidade, com menores custos e maiores rentabilidades”, disse o presidente Rui Schneider da Silva.
Liderando a instituição desde 1999, Rui explica que o Sicoob desempenha um papel essencial, pois é mais que uma escolha financeira, e participa ativamente da vida das comunidades onde atua. E os cooperados são mais do que clientes, são donos do negócio e garantem o acesso a produtos e serviços financeiros com menores custos, além de participarem dos resultados e da gestão, por intermédio de assembleias gerais”.
Segundo Rui Schneider da Silva, é um modelo de negócios que nasceu há 180 anos, está presente em mais de 100 países e é reconhecido pela ONU como um importante agente de transformação econômica e social. Em 2025, a ONU, pela segunda vez (a primeira foi em 2012), declarou a data como Ano Internacional das Cooperativas.
Para o subsecretário-geral do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Li Junhua, “as cooperativas incorporam um modelo de empreendimento e comunidade onde inclusão, empoderamento e resiliência social são tão valorizados quanto receita e ganho. As cooperativas foram e continuarão a ser impulsionadoras da erradicação da pobreza, empoderamento das mulheres e inclusão social, ao mesmo tempo em que apoiam o emprego pleno e produtivo e geram crescimento econômico sustentável”.
Este ano o Sicoob comemorou o aniversário com a realização do 11º Encontro dos Dirigentes, realizado na véspera, dia 7 de novembro, em Gramado (RS). Com o tema “O futuro do cooperativismo financeiro”, o encontro abordou as mudanças regulatórias e tecnológicas que impactam diretamente o cooperativismo financeiro, além de discutir como a liderança e a inovação podem fortalecer a gestão das cooperativas de crédito em um cenário de rápidas mudanças.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.