Sicoob Credija promove palestras e dinâmicas para núcleos de mulheres cooperativistas - Nacional
null Sicoob Credija promove palestras e dinâmicas para núcleos de mulheres cooperativistas
Eventos reuniram mulheres de diversos núcleos da cooperativa para palestras e dinâmicas sobre liderança e cooperação
As mulheres dos núcleos femininos de Içara, Morro da Fumaça, Estação Cocal e Jacinto Machado participaram no dia 29 de agosto de um encontro no salão Villa Maccari, em Morro da Fumaça. O evento foi organizado pelo Sicoob Credija e contou com a presença do palestrante Eliseu Felipe Hoffmann, que abordou o tema “Desafios da liderança feminina cooperativista”, destacando que “ser líder não é exercer o poder sobre o outro, ser líder é exercer o poder sobre si mesmo”.
Já no dia 30 de agosto, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Araranguá, ocorreu a sensibilização do novo módulo do Programa Mulheres Cooperativistas Catarinenses, que contou com a presença de cooperadas das cidades de Araranguá, Balneário Gaivota e Sombrio. No primeiro encontro, a palestra ministrada teve como tema “A força feminina: tempo de despertar”, também ministrada por Eliseu, quando enfatizou a importância do fortalecimento pessoal e coletivo das mulheres no cooperativismo.
Wolni José Walter, presidente do Sicoob Credija, destacou a importância do investimento na sociedade e a formação de novos núcleos femininos para fortalecer a caminhada cooperativista. “Esse trabalho que as associadas fazem é uma continuação do que nós propagamos, que é espalhar o cooperativismo e fazer com que as pessoas conheçam cada vez mais a nossa cooperativa, trazendo-as para perto”, afirmou.
Esses encontros refletem o compromisso da cooperativa em promover a liderança feminina e fortalecer a participação das mulheres no movimento cooperativista.
O Programa e o Núcleo de Mulheres Cooperativistas
O Programa Mulheres Cooperativistas Catarinenses tem como objetivo contribuir para a maior e melhor conscientização e conhecimento das mulheres cooperativistas sobre o conceito, características, estrutura, funcionamento, potencialidades e desafios das sociedades cooperativas.
Atualmente, o programa possui o apoio do Sescoop/SC e as cooperativas aderem, assumindo a disseminação, o acompanhamento e o seu desenvolvimento. O programa é realizado em duas etapas: formação modular e formação continuada.
A formação modular no formato presencial é composta de uma sensibilização e conteúdo programático, subdivididos em módulos, com carga horária máxima de 106 horas-aulas. Após a conclusão, a cooperativa poderá dar continuidade aos trabalhos através da formação continuada, disseminando a educação cooperativista com cursos e palestras.
Após a formação no Programa Mulheres Cooperativistas Catarinenses, a cooperada do Sicoob Credija poderá integrar o Núcleo Mulheres para passar a disseminar o cooperativismo e participar ativamente das ações sociais promovidas pela cooperativa. Atualmente, o Sicoob Credija possui um movimento com mulheres cooperadas nas cidades de Jacinto Machado, Balneário Gaivota, Araranguá, Sombrio, Maracajá, Içara, Morro da Fumaça e Sangão.
Fonte: Sicoob Credija – Assessoria de Comunicação.