null Sicoob Central SC/RS promove 3º Fórum de Gente e Cultura

23/08/2024 15:10

Participaram cerca de 30 diretores e 60 líderes de todas as cooperativas do sistema regional de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O Sicoob Central SC/RS promoveu de 14 a 16 de agosto, em Florianópolis, o 3º Fórum de Gente e Cultura, marcado por momentos de reflexões e aprendizados para todos os participantes. O tema central do encontro foi “acelerando negócios e pessoas por meio da diversidade, inclusão e inovação”. 

A abertura do Fórum foi conduzida pela diretora Administrativa Maria Luisa Lasarim, que convidou os participantes a refletir sobre as próximas metas e olhar para os resultados alcançados. Na sequência, Maryana Com Y fez uma apresentação sobre o Fórum realizado no ano anterior e conduziu o evento com muitos momentos de bom humor.

Silene dos Santos Rosa, coordenadora de Gente e Cultura do Sicoob Central SC/RS e Henriqueta Chaves, gerente de Gente e Cultura do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), trouxeram à tona a visão sistêmica dos projetos da Central e do CCS. Um dos destaques do dia foi o painel sobre liderança feminina e pertencimento, quando a diretora Maria Luisa Lasarim, a presidente do Sicoob Transcredi Ana Rauber Balsan, a superintendente da Universidade Corporativa do CCS Tatiana Carvalho Alencar Matos e a gerente de Gente e Cultura do CCS Henriqueta Chaves compartilharam suas visões sobre metas e resultados, conectando-os à importância da liderança feminina. 

O dia foi encerrado com uma palestra de Lucas Silveira, CEO da empresa Dasa, sobre inovação e uso de dados. A Diagnósticos da América S/A (Dasa) é uma rede de saúde integrada do Brasil e tem a posição de líder em medicina diagnóstica no País e na América Latina e é a 5ª maior do setor no mundo.

O segundo dia do Fórum foi dedicado a acolher, instigar e inspirar. A programação começou com uma palestra sobre saúde mental e financeira, ministrada por Izabella Camargo, promotora de saúde integral e bem-estar no trabalho e Thiago Godoy, fundador da Papai Financeiro Desenvolvimento Profissional, autor do best-seller “Emoções Financeiras”. 

Houve momentos também para a intercooperação, quando Marcel Evandro Bankow, diretor de Operações do Sicoob Corretora, compartilhou percepções sobre suas ações e o trabalho da Corretora. Taise da Cunha Cersosimo, gerente de Gente e Cultura da Central Bahia, mostrou que a inovação é feita de gente, apresentando dados e projetos inovadores que têm sido desenvolvidos por aquela Central. 

O concurso de Boas Práticas foi outro ponto alto do dia, com um bate-papo conduzido por Maria Vanessa Nunes de Oliveira, analista sênior de Gente e Cultura do Sicoob Central SC/RS. Os finalistas do concurso, Sicoob Crediauc, Sicoob Credija e Sicoob MaxiCrédito, compartilharam suas experiências e sentimentos sobre os trabalhos desenvolvidos. 

O Fórum também teve um momento de vivência com a equipe da Vilon Desenvolvimento Criativo, quando os participantes foram desafiados a montar duas rodas gigantes com peças e tentar desarmar uma bomba, o que exigiu cooperação, organização, liderança e proatividade para cumprir as tarefas.

O dia também contou com um painel sobre Inteligência Artificial (IA) e Inteligência Emocional (IE), com participações de representantes da Intelbras, Sicoob Credivale e Hub1601, que trouxeram diversos insights sobre o tema. Tamara Braga, CEO da Empresa Divercidade.br emocionou com sua história de vida e uma poderosa mensagem sobre diversidade, que não pode ser apenas uma pauta, mas uma prática diária. O dia foi encerrado de forma leve e divertida com o show das Meninas Imprevisíveis.

O tema do último dia, com um convite para olhar o todo e inspirar a liderança transformadora e “fazer e acontecer”, foi repleto de conteúdos inspiradores. Maryana Com Y abriu o dia com uma palestra sobre como ser um líder mais leve, compartilhando dicas com muito bom humor. Gustavo Bodra, diretor de Tecnologia da empresa StartSe, seguiu com uma apresentação sobre Inteligência Artificial, mostrando como aumentar a produtividade no dia a dia. 

Carolina Ignarra, CEO da Talento Incluir, cativou o público com sua abordagem sobre diversidade e inclusão, enfatizando a importância de ser totalmente proativo para que a inclusão realmente aconteça. O Fórum foi encerrado pelo líder transformador Marco Aurélio Almada, presidente do CCS, que falou sobre a integração de negócios, pessoas, diversidade, inclusão e inovação.

Participaram do 3º Fórum de Gente e Cultura cerca de 30 diretores e 60 líderes de todas as cooperativas do sistema regional de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Foi mais uma entrega alinhada ao nosso propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade e que posiciona o Sicoob como uma excelente empresa para se trabalhar”, concluiu Silene dos Santos Rosa.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações da Unidade de Gente e Cultura).