Sicoob lança projeto Rota Verde para abastecimento de veículos elétricos - Nacional
null Sicoob lança projeto Rota Verde para abastecimento de veículos elétricos

O primeiro eletroposto foi inaugurado na agência do Sicoob Crediplanalto, em Navegantes
O Sicoob SC/RS vai inaugurar uma série de eletropostos em em Santa Catarina, inicialmente, para atender os associados e o público em geral no abastecimento de veículos elétricos. Os equipamentos estarão presentes no espaço de estacionamento das agências e de instituições parcerias, com o intuito de fomentar o mercado de mobilidade elétrica e promover uma economia mais sustentável. O primeiro eletroposto começou a funcionar no dia 29 de abril, na agência do Sicoob Crediplanalto em Navegantes (SC). O projeto, denominado Rota Verde, pretende instalar 38 estações de recarga em todo o estado de Santa Catarina até o final do ano.
Os primeiros pontos, em parceria com a Intelbras, funcionarão de forma plug and play, aberto e gratuito para o público. Basta plugar e carregar o veículo. Posteriormente, está sendo estudado um modelo monetizado. “O principal objetivo dos eletropostos é simbolizar o posicionamento do sicoob em um mercado em rápido crescimento, bem como fomentar o mercado através da oferta de crédito, alinhado aos objetivos estratégicos de inovação e sustentabilidade”, explicou o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva.
Promover a sustentabilidade
Alinhado com os objetivos estratégicos do Sicoob em nível nacional, que se compromete com o incentivo à inovação como pilar para o desenvolvimento de negócios, a iniciativa também está prevista no Eixo de Mudanças Climáticas do Plano de Sustentabilidade que estabelece a criação de “linhas com destinação específica para concessão de crédito em condições mais atrativas e com benefícios para negócios classificados como sustentáveis”, afirma o supervisor de Desenvolvimento de Produtos e serviços do Sicoob Central SC/RS, Daniel Abrão Gauer.
Como parte dos esforços para promover a sustentabilidade, o Centro Cooperativo Sicoob (CCS) instalou uma usina solar nos telhados da Sede I em Brasília, realizando um investimento estratégico em energia limpa e renovável. Composta por 283 painéis solares de última geração, a UFV Sicoob utiliza a luz solar para gerar eletricidade de forma sustentável, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa em comparação com fontes de energia convencionais. A redução anual de emissões de carbono deve chegar a aproximadamente 70 toneladas. Também foi inaugurado no local equipamento para carregamento de carros elétricos para incentivar o uso de veículos que não dependem do consumo de combustíveis fósseis.
Veículos elétricos
“Os veículos elétricos têm um papel importante na transição energética, são a tecnologia chave para descarbonizar o transporte rodoviário, setor que é responsável por cerca de 1/6 das emissões globais de gases de efeito estufa”, disse o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto.
Se o crescimento das vendas destes veículos registrado nos últimos anos for sustentado, as emissões de CO2 dos automóveis podem ser colocadas num caminho alinhado com o Cenário de Emissões Líquidas Zero até 2050. No entanto, apesar do enorme crescimento na China, em alguns países europeus e nos EUA, os veículos elétricos ainda não são um fenômeno global. As vendas nos países em desenvolvimento e emergentes têm sido lentas devido aos custos de aquisição mais elevados e à falta de infraestrutura de carregamento.
“Com uma frota atual de mais de 165 mil veículos elétricos (agosto/2023), projeta-se que os carros híbridos e elétricos representem 22% do mix de vendas anual em 2030, e 62% (aproximadamente 2,5 milhões de veículos) das vendas em 2035. A frota cresceu 5 vezes em relação ao final de 2019, e 12 vezes em relação há cinco anos atrás, sendo que 20% desse mercado está localizado na região Sul do país, principalmente nas capitais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e nas cidades da região litorânea”, informou o gerente de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Dangelo Dalla Rosa.
As vendas de veículos elétricos, tanto híbridos, híbridos plug-ins e elétricos a bateria atingiram a marca de mais 15 mil unidades vendidas (licenciadas) em dezembro de 2023. Pelo cenário estimado pela Anfavea e BCG, foi apontada a necessidade de instalação de 150 mil carregadores e investimentos de R$ 14 bilhões até 2035.
Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com informações da Gerência de Negócios).