null “Cooperativismo é pilar para acesso a serviços financeiros”, afirma Roberto Campos Neto

30/11/2023 15:06

Neto reforçou o alcance das cooperativas, que já totalizam mais de 9 mil agências e sendo a única instituição financeira em 322 municípios

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ressaltou que o cooperativismo é um pilar democrático para o acesso a serviços financeiros. “Apoiar pessoas, impulsionar negócios, transformar comunidades são ações que vocês promovem todos os dias”, disse durante a abertura, na manhã de 19 de novembro, da 4ª edição do Congresso Digital do Cooperativismo de Crédito “CoopTalks Crédito”, promovido pela MundoCoop.

Campos Neto defendeu que o mercado continue a se desenvolver para que novas oportunidades sejam encontradas. “O Banco Central tem sempre destacado os benefícios que o cooperativismo traz ao sistema financeiro e à sociedade em geral”, disse, citando o aumento da inclusão financeira, a ampliação da concorrência e oferta de crédito a taxas de juros menores e o fomento ao crescimento socioeconômico regional. O presidente destacou ainda que a expansão do segmento vem se dando a taxas mais robustas do que as observadas em outras modalidades. “O melhor é que esse crescimento vem acompanhado de uma evolução do setor em termos de governança, organização e eficiência”, afirmou.

“O cooperativismo de crédito tem sido um pilar fundamental para a democratização dos serviços financeiros e para o desenvolvimento econômico do Brasil. O tema escolhido para essa edição da celebração, reflete os exatos valores do cooperativismo. Apoiar pessoas, impulsionar negócios e transformar comunidades são ações que as cooperativas realizam todos os dias, e devemos continuar trabalhando para encontrar novas oportunidades para avançar em prol do país”, destacou. Além disso, Neto reforçou o alcance das cooperativas, que já totalizam mais de 9 mil agências e sendo a única instituição financeira em 322 municípios.

Tamanha a repercussão do CoopTalks Crédito, evento tradicional da programação das comemorações do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, a participação do presidente do Banco Central no encontro promovido pela MundoCoop, foi destaque nos principais portais de notícia, incluindo UOL, Época, Valor, Terra, ZeroHora, InfoMoney e Reuters.

CoopTalks Crédito
A MundoCoop realizou a 4ª edição do CoopTalks Crédito, o maior Congresso Digital do Cooperativismo de Crédito. Dividido em duas etapas neste ano, o CoopTalks mais uma vez reuniu representantes do setor para falarem sobre o impacto das cooperativas e como maximizá-los.

Fonte: Época, com adaptação da MundoCoop e mundocoop.com.br- Foto Marcello Casal Jr. -  Agência Brasil.